Iminente mudança de tempo em Portugal: vai chover nestas regiões nos próximos dias
Vem aí uma mudança de tempo. Além da descida das temperaturas, prevê-se a possibilidade de chuva fraca em várias regiões de Portugal continental nos próximos dias devido à chegada de uma depressão isolada em altitude que se localizará a norte da Península Ibérica.
Está à vista uma mudança do tempo em Portugal continental a partir de sexta-feira, 6 de setembro. Vem aí uma depressão isolada em altitude, que contendo uma bolsa de ar frio, contribuirá para a instabilidade das condições meteorológicas.
Assim, para a próxima sexta-feira (6), prevê-se chuva fraca em vários distritos da Região Norte - Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto - com a precipitação a assumir maior destaque nas zonas de montanha, onde será mais provável e frequente.
De acordo com a mais recente atualização dos mapas de referência da Meteored, para sábado, 7 de setembro, espera-se um aumento da probabilidade de chuva em termos de área geográfica abrangida (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra), bem como um aumento na quantidade de precipitação (mm).
Isto significa que, grosso modo, choverá em todos os distritos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela no sábado (7), exceto possivelmente no distrito da Guarda.
Para domingo (8) não se vislumbra, de momento, a possibilidade de ocorrência de precipitação. Porém essa hipótese não deve ser totalmente excluída, uma vez que o nosso modelo de confiança revela a aproximação de outra bolsa de ar frio isolada em altitude, que percorrerá o Atlântico vinda de oeste, e poderá condicionar o estado do tempo no nosso país entre domingo (8) e segunda-feira, 9 de setembro.
A sul do Mondego a ocorrência de chuva deverá ser residual, com os mapas a apontarem a hipótese de queda de precipitação apenas para alguns locais do distrito de Leiria.
Temperaturas mais baixas, sobretudo na quinta e na sexta
Por último, a segunda metade desta primeira semana de setembro será ainda mais fresca (dias amenos ou frescos e noites frescas ou frias), sobretudo na Região Norte, devido à aproximação e influência da massa de ar polar marítima e da depressão isolada em altitude per se.
Haverá uma descida das temperaturas já a partir de amanhã - quinta-feira, dia 5 - e anomalias térmicas geralmente negativas. Os ventos do quadrante Norte contribuirão para um agravamento da sensação térmica de frio.