Iminente episódio de tempo quente em Portugal: estão previstas temperaturas de quase 30 ºC nestas zonas
Uma forte crista subtropical contribuirá para a estabilidade atmosférica que imperará em Portugal continental nestes próximos dias. Além do tempo seco e soalheiro, esperam-se quase 30 ºC nestas zonas do país. Contamos-lhe tudo ao pormenor aqui.
Teve início esta quarta-feira, 10 de abril, um episódio de tempo quente, seco, estável e maioritariamente soalheiro em Portugal continental. Para os restantes dias da semana, o anticiclone assumirá uma tónica dominante no padrão meteorológico, estando associado a novas subidas de temperatura e intensificação do calor. A única exceção prevê-se para domingo, dia 14.
A circulação de leste, aliada às altas pressões e a uma massa de ar tropical, fará com que as temperaturas registem valores acima da média para o mês de abril nestes próximos dias, estando previstas anomalias térmicas positivas significativas, isto é, temperaturas até 10/12 ºC superiores ao normal para esta época do ano em grande parte do país.
Mesmo assim, apesar deste panorama de calor intenso e anómalo para a época do ano, não estão previstos recordes de temperatura.
Para domingo, dia 14, preveem-se algumas alterações no estado do tempo. Saiba quais
No domingo, dia 14, o domínio das altas pressões será ligeiramente interrompido nalgumas zonas do país. Prevê-se a possibilidade de uma linha de instabilidade, associada ao resto de uma frente, gerar períodos de chuva ou aguaceiros fracos e dispersos pelo interior Norte e Centro da nossa geografia.
Além disto, estima-se uma descida generalizada das temperaturas devido à entrada de um fluxo de noroeste que soprará com intensidade moderada a forte.
Na segunda-feira, dia 15, espera-se céu pouco nublado ou limpo, com nova descida das temperaturas e permanência dos ventos de noroeste.
Açores e Madeira com poeiras e precipitação
Para os Açores preveem-se períodos de chuva fraca a moderada e vento, por vezes forte, do quadrante Sul. Nas últimas horas de sexta (12) e durante todo o fim de semana uma “língua” de poeiras em suspensão, provenientes do Saara, propiciará céu turvo a uma boa parte das ilhas do arquipélago açoriano.
Quanto ao Arquipélago da Madeira o estado do tempo nos próximos dias será dominado por céu limpo ou pouco nublado, calor, vento de nordeste e por algumas poeiras em suspensão, mais presentes no domingo, dia 14.