As imagens das inundações no Algarve no início da Primavera
A primavera astronómica chegou e veio acompanhada por uma gota fria que trouxe alguma precipitação para o território português. No Algarve surgiram inundações. Veja as imagens!
A chuva atingiu Portugal continental de norte a sul, mas foi na região algarvia que fez mais estragos, como é possível ver nas imagens abaixo.
O Algarve tem doze áreas de risco de inundação, segundo os relatórios de Avaliação Preliminar de Riscos de Inundação, que foram elaborados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A lista integra duas áreas de risco em Albufeira e igual número em Faro. As restantes áreas de risco identificadas são em Aljezur, Loulé, Quarteira, Vale de Lobo, Monchique, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.
Entre 2011 e 2018 foram registados sete eventos de inundações em Quarteira, Albufeira, Vale de Lobo, Tavira e Vila Real de Santo António. Desta vez, as inundações tiveram foco em Quarteira e Albufeira, apesar de esta última estar a ser alvo de obras para evitar este fenómeno.
Existe uma diferença entre cheias e inundações: a primeira refere-se a uma ocorrência natural, que normalmente não afeta diretamente a população, tendo em vista a sua ciclicidade. Já as inundações são decorrentes devido às modificações no uso do solo e podem provocar danos de grandes proporções.