Hoje é o Dia Internacional do Lixo Zero: como diminuir a poluição?
Com os governos, comunidades, indústrias e outras partes interessadas a reconhecerem cada vez mais o potencial de iniciativas de desperdício zero, há um reforço da gestão de resíduos e melhoria dos sistemas de recuperação.
Os principais objetivos do Dia Internacional do Lixo Zero são promover padrões de consumo e produção sustentáveis, apoiar a mudança da sociedade para a circularidade e sensibilizar para a forma como as iniciativas de resíduos zero contribuem para o avanço da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.
O setor dos resíduos contribui, significativamente, para a crise planetária das alterações climáticas, da biodiversidade e da perda da Natureza, e da poluição. A humanidade gera, anualmente, cerca de 2,24 mil milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais apenas 55% são geridos em instalações controladas.
Todos os anos, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados e cerca de 14 milhões de toneladas de resíduos de plásticos entram nos ecossistemas aquáticos.
As iniciativas de resíduos zero podem promover uma boa gestão de resíduos e minimizar e prevenir o desperdício, ajudando a enfrentar a crise planetária e, consequentemente, proteger o ambiente, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde e o bem-estar do Ser Humano.
Adoção do desperdício zero
Uma abordagem de resíduos zero implica a produção, consumo e eliminação responsável dos produtos num sistema fechado e circular. Isto significa que os recursos são reutilizados ou recuperados na medida do possível e que minimizam a poluição do ar, terra ou água.
Os produtos devem ser concebidos para serem duradouros e requererem menos materiais e de baixo impacto. Ao optar por métodos de produção e transporte menos intensivos em recursos, os fabricantes podem limitar ainda mais a poluição e o desperdício. A publicidade e a gestão rigorosa da procura podem permitir um desperdício zero ao longo dos ciclos de vida dos produtos.
O consumidor pode também desempenhar um papel fundamental na viabilização do desperdício zero, alterando hábitos, reutilizando e reparando os produtos tanto quanto possível antes de os eliminar adequadamente.
Durante o Dia Internacional do Lixo Zero, os Estados Membros, as organizações do sistema das Nações Unidas, a sociedade civil, o setor privado, o meio académico, os jovens e outras partes interessadas são convidados a participar em atividades destinadas a sensibilizar para as iniciativas nacionais, subnacionais, regionais e locais de resíduos zero e a sua contribuição para alcançar um desenvolvimento sustentável.
A promoção de iniciativas de resíduos zero através deste dia internacional pode ajudar a avançar todos os objetivos e metas da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, incluindo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12. Estes objetivos abordam todas as formas de resíduos, incluindo perda e desperdício de alimentos, extração de recursos naturais e resíduos eletrónicos.