Helicóptero Ingenuity realiza com êxito o primeiro voo em Marte
O mini helicóptero Ingenuity alcançou o que muitos temiam que não acontecesse. Hoje é um dia memorável para a NASA e para todos os engenheiros por detrás do projeto - a primeira vez que um voo motorizado e controlado foi feito noutro planeta!
Na segunda-feira (19), o helicóptero Ingenuity descolou da superfície marciana. Enquanto flutuava, capturou uma primeira foto da sua própria sombra. Utilizou a sua câmara de navegação, que rastreia de forma autónoma o solo durante o voo, de acordo com a NASA.
Construído pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, pelas suas siglas em inglês), o Ingenuity é uma experiência de engenharia que inicialmente procurava alcançar o que os irmãos Wright queriam: fazer história com o primeiro voo motorizado e controlado, mas num outro planeta.
Foi todo um desafio de engenharia: a atmosfera de Marte tem condições mais complexas para um voo. Foi tentado durante vários dias, e devido a uma falha na sequência de comando, o evento teve de ser adiado para ontem. A equipa ficou muito satisfeita! Os dados do primeiro voo são esperados dentro de algumas horas.
Eis alguns dos marcos do Ingenuity: chegar com sucesso a bordo do Perseverance à Cratera de Jezero; posicionar-se em segurança na superfície marciana; manter-se quente de forma autónoma durante as noites frias em Marte e carregar-se usando painéis solares; descolar pela primeira vez da superfície fina do planeta vermelho; voar de forma autónoma; e aterrar com êxito.
Sem dúvida, é uma das maiores conquistas da engenharia aeroespacial. A partir de agora, abrem-se as portas para futuras explorações planetárias com voos controlados.