Helicóptero Ingenuity realiza com êxito o primeiro voo em Marte
O mini helicóptero Ingenuity alcançou o que muitos temiam que não acontecesse. Hoje é um dia memorável para a NASA e para todos os engenheiros por detrás do projeto - a primeira vez que um voo motorizado e controlado foi feito noutro planeta!
Na segunda-feira (19), o helicóptero Ingenuity descolou da superfície marciana. Enquanto flutuava, capturou uma primeira foto da sua própria sombra. Utilizou a sua câmara de navegação, que rastreia de forma autónoma o solo durante o voo, de acordo com a NASA.
It happened. Today our #MarsHelicopter proved that powered, controlled flight from the surface of another planet is possible. It takes a little ingenuity, perseverance, and spirit to make that opportunity a reality: https://t.co/oT3rrBm6wj pic.twitter.com/u63GKshp0G
— NASA (@NASA) April 19, 2021
Construído pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, pelas suas siglas em inglês), o Ingenuity é uma experiência de engenharia que inicialmente procurava alcançar o que os irmãos Wright queriam: fazer história com o primeiro voo motorizado e controlado, mas num outro planeta.
Primer vuelo propulsado:
— Conexión Espacial (@conexionspacial) April 19, 2021
17 de diciembre de 1903 en la Tierra
19 de abril de 2021 en Marte#Marte #Ingenuity #MarsHelicopter pic.twitter.com/3JUPPYZ4vZ
Foi todo um desafio de engenharia: a atmosfera de Marte tem condições mais complexas para um voo. Foi tentado durante vários dias, e devido a uma falha na sequência de comando, o evento teve de ser adiado para ontem. A equipa ficou muito satisfeita! Os dados do primeiro voo são esperados dentro de algumas horas.
A red-letter day on the Red Planet! #MarsHelicopter pic.twitter.com/Qow8JwhYEo
— NASA JPL (@NASAJPL) April 19, 2021
Eis alguns dos marcos do Ingenuity: chegar com sucesso a bordo do Perseverance à Cratera de Jezero; posicionar-se em segurança na superfície marciana; manter-se quente de forma autónoma durante as noites frias em Marte e carregar-se usando painéis solares; descolar pela primeira vez da superfície fina do planeta vermelho; voar de forma autónoma; e aterrar com êxito.
You wouldnt believe what I just saw.
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) April 19, 2021
More images and video to come...#MarsHelicopterhttps://t.co/PLapgbHeZU pic.twitter.com/mbiOGx4tJZ
Sem dúvida, é uma das maiores conquistas da engenharia aeroespacial. A partir de agora, abrem-se as portas para futuras explorações planetárias com voos controlados.