Haiti: tempestade tropical Grace atinge o país depois de um terramoto
A tempestade tropical Grace atingiu o Haiti com ventos fortes e chuvas torrenciais, que agravaram os estragos causados pelo sismo do passado sábado. Há milhares de pessoas desalojadas, mais de 1900 mortos e cerca de 7000 feridos. Saiba tudo aqui!
O Haiti, considerado a nação mais pobre do hemisfério ocidental, não se tinha recuperado ainda do catastrófico terramoto de magnitude 7, que atingiu Porto Príncipe em janeiro de 2010, matando mais de 200 mil pessoas e transformando grande parte da caótica capital em escombros, quando a 14 de agosto deste ano, o sudoeste do Haiti é novamente atingido por um terramoto de magnitude 7.2, provocando 1300 mortes, segundo o balanço mais recente avançado pelas autoridades do país.
No entanto, o país enfrenta o medo de novos desabamentos pois a tempestade tropical Grace atingiu o sul do Haiti com chuvas torrenciais, provocando miséria para os sobreviventes do poderoso terremoto, dificultando os esforços de salvamento e fazendo aumentar o número de vítimas mortais.
As consequências das chuvas
A água da chuva transformou as ruas da península de Tiburon, atingida pelo terremoto no Haiti, em rios, poucos minutos depois da tempestade tropical Grace atingir a ilha de Hispaniola, que o Haiti compartilha com a República Dominicana. A chuva caiu a uma taxa de 50 mm por hora em grande parte da região.
Hospitais, já lotados, atendem pacientes em pátios e corredores. Os suprimentos médicos, incluindo equipamentos de proteção individual para a equipa, analgésicos e talas para os pacientes, permanecem escassos.
Os residentes estão com medo de entrar ou dormir nas suas casas, preocupados que possam desabar devido a tremores secundários ou inundações, por causa das águas da tempestade e, em vez disso, optam por dormir em tendas ou sob lonas.
Segundo Paul Touloutte, reitor da Universidade Americana do Caribe, afirma que, durante o terremoto, a água brotou do solo e inundou-o, tornando-o incapaz de absorver a água da chuva. As condições agora estão suscetíveis a mais problemas com tantas construções fortemente danificadas, e existem sérias possibilidades de inundações, uma vez que o desmatamento generalizado para a produção de carvão vegetal deixou a região mais vulnerável a desastres.
O Governo do Haiti tinha anunciado a realização de eleições presidenciais o mais rapidamente possível, mas é provável que o terramoto de sábado adie por mais tempo a indefinição política no país.
As grandes dificuldades financeiras e económicas no Haiti também agravaram as lutas entre gangues, que controlam muitas das estradas por onde as equipas de socorro têm de passar.
Ajuda Internacional
A oferta de ajuda chegou de vários sítios, a começar pela vizinha República Dominicana e pelo México, que enviaram alimentos e medicamentos. A Colômbia e os Estados Unidos também responderam ao pedido de ajuda e enviaram equipas de busca e salvamento.