Granizo gigante, deslizamentos de terras e inundações: imagens impressionantes da tempestade que varreu França
A violenta tempestade prevista para a noite de 1 de maio ocorreu de facto. Produziu chuvas fortes e, sobretudo, granizo de grandes dimensões. Os danos foram consideráveis e uma pessoa morreu num deslizamento de terra.
Embora o agravamento das tempestades tenha sido um pouco menos extensa e organizada do que inicialmente previsto, revelou-se, no entanto, muito virulenta nos locais onde se desenvolveram células de trovoada do tipo supercélula. Foi o caso, nomeadamente, do início da noite no norte da Borgonha. Os departamentos de Yonne e Côte d'Or foram afetados por um granizo impressionante.
Localmente, as pedras de granizo tinham 5 a 6 cm de diâmetro, causando grandes estragos nas culturas. As vinhas da região de Chablis foram particularmente afetadas por esta intempérie. As folhas foram literalmente cortadas pelo granizo, que, segundo um primeiro balanço, causou mais de 60% de perdas, tanto mais que esta intempérie ocorreu poucos dias depois de geadas tardias que também causaram danos às culturas...
Ao fim da tarde, os estragos continuaram na região da Ilha de França. Embora a capital tenha saído relativamente ilesa, a Torre Eiffel foi atingida por um raio. Embora isto aconteça poucas vezes por ano, as imagens são sempre impressionantes. Foram sobretudo as regiões leste e norte da bacia parisiense que foram atingidas pelo granizo e pela chuva forte, nomeadamente Seine-et-Marne e Seine-Saint-Denis.
As intensidades de precipitação foram notáveis, tendo por vezes caído mais de 20 mm em 12 minutos. Numa região fortemente urbanizada e com um elevado nível de artificialização dos solos, observou-se um escoamento superficial. Além disso, um grande número de voos com destino aos aeroportos de Orly e Roissy-Charles de Gaulle tiveram de ser desviados para Nantes, Lyon, Bruxelas, Lille e Amesterdão. Na primeira parte da noite, foi a Picardia que foi afetada pelas condições de tempestade.
A chuva foi intensa a nível local, como no departamento de Aisne, onde uma mulher de 57 anos perdeu a vida. Um deslizamento de lama ocorreu na comuna de Courmelles. Sob a pressão da água, a frente de uma casa desmoronou-se, arrastando os seus ocupantes. No total, foram registados cerca de 23 339 relâmpagos ao longo da noite, o que constitui um acontecimento notável para o início de maio.