Granizo de grandes dimensões provoca o caos em Surubaya, Indonésia
Uma forte tempestade atingiu a cidade de Surubaya, Indonésia, descarregando granizo de grandes dimensões. O uso dos blocos de gelo resultantes da chuva de granizo está proibido porque as águas da região apresentam níveis muito altos de poluição. Confira as imagens e toda a informação!
Na passada terça-feira, dia 21, uma violenta tempestade atingiu a cidade de Surubaya na ilha de Java, Indonésia, trazendo chuva, ventos fortes e principalmente granizo de grandes dimensões, que devido à intensidade e tamanho, chocou os indonésios. A agressividade do fenómeno deixou a população local em pânico. Existem imensos registos espalhados pelas redes sociais que mostram o surpreendente fenómeno que “inundou” as ruas de cidade de granizo destrutivo.
Mas a parte mais impressionante deste evento meteorológico não se fica por aqui. Nos vídeos publicados nas redes sociais, é possível observar pessoas a usar os blocos de granizo da chuva para misturar bebidas. As autoridades indonésias proibiram imediatamente o consumo dos blocos de gelo resultantes da chuva de granizo presentes na zona devido ao perigo que constituem para a saúde pública.
Isto porque na área há elevados níveis de poluição. Esta questão foi imediatamente abordada pelos especialistas. "Se chover na cidade, é claro que os cubos de gelo não são recomendados para serem bebidos imediatamente", disse a especialista ambiental de Surabaya, Dra. Rizkiy Amaliyah Barakwan (Institut Teknologi Sepuluh November), em declarações ao detikJatim esta terça-feira.
Segundo ela, os blocos de gelo provenientes do granizo possuem vários produtos químicos perigosos se consumidos diretamente. Vêm da evaporação das águas superficiais, tanto da água do mar, rios, lagos e outros. "Pode haver contaminação por descarga de resíduos e outros", disse a Dra. Rizkiy. “A evaporação da água que se transforma em chuva também contém uma mistura de gases da poluição do ar. Por exemplo, de chaminés industriais, veículos motorizados e outros. "Há muito dióxido de enxofre (SO2), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO)", acrescentou.
A água do rio e do mar que evaporam na chuva também contêm muitos poluentes tais como vírus, bactérias patogénicas, etc. Com a mistura, o pH da água da chuva fica demasiado baixo, ácido e impróprio para beber. Este fenómeno também origina chuva ácida, normalmente em áreas urbanas. É fortemente desencorajado beber-se água da chuva em Surubaya, incluindo blocos de gelo de granizo porque a água da chuva “não está livre de poluentes”, conclui a Dra. Rizkiy Amaliyah Barakwan.