Graças a uma corrente de jato extremamente forte, os aviões atingiram a velocidade do som!
Nos últimos dias, os voos internacionais foram muito mais rápidos do que o habitual, com a velocidade do vento na corrente de jato a atingir mais de 410 km/h. Os voos atingiram então velocidades superiores a 1.280 km/h.
Há alguns dias, três voos diferentes conseguiram atingir velocidades máximas de mais de 1.280 km/h, graças a uma poderosa corrente de jato. Os voos comerciais voam normalmente a uma velocidade entre 800 e 950 km/h.
Novos recordes batidos
Ventos de 410 km/h na corrente de jato permitiram que três voos chegassem mais cedo aos seus destinos. De acordo com o serviço meteorológico dos Estados Unidos, esta é a segunda velocidade do vento mais elevada alguma vez registada. As alterações climáticas estão a provocar ventos mais fortes na corrente de jato, que é uma faixa estreita de ventos que sopra de oeste para leste no hemisfério norte. A turbulência é maior na corrente de jato porque o ar ambiente não se move tão rapidamente.
O voo 22 da Virgin Atlantic partiu do Aeroporto Internacional de Washington-Dulles às 22h45 de sábado e aterrou em Londres 45 minutos antes do previsto. Às 23h20, o avião atingiu a velocidade máxima de 1.290 km/h a uma altitude de cruzeiro de 10 mil metros. O voo 64 da United Airlines de Newark para Lisboa atingiu uma velocidade máxima de 1350 km/h, aterrando 20 minutos antes do previsto.
O voo mais rápido foi o número 120 da American Airlines, de Filadélfia para Doha, no Qatar. A velocidade máxima foi de 1.352 km/h, o que permitiu que o voo chegasse 27 minutos mais cedo. Embora estes aviões tenham viajado mais depressa do que a velocidade do som, que é de 1.234,8 km/h, não ultrapassaram efetivamente a barreira do som. A velocidade do avião, sem a ajuda do vento, não seria superior à velocidade do som.
A nova norma?
Os efeitos das alterações climáticas significarão mais turbulência nas viagens aéreas, tanto literal como figurativamente. Para quem voa para oeste em vez de para leste, os ventos contrários são mais fortes, abrandando os tempos de viagem. Voar contra a corrente de jato exige mais combustível, o que aumenta o tempo de viagem previsto e causa perturbações.
Outros acontecimentos que afetarão o transporte aéreo com as alterações climáticas são as condições meteorológicas adversas e os incêndios florestais. O aumento da frequência e da intensidade de fenómenos meteorológicos como estes conduzirá a mais atrasos e cancelamentos, bem como à necessidade de planear rotas alternativas.