Gota fria provoca mudança de tempo em Portugal: estes serão os fenómenos mais adversos até sexta-feira
Das poeiras do Saara à chuva e à trovoada, eis as regiões mais expostas à gota fria que afetará o território de Portugal continental nos próximos dias. Consulte a previsão!
Depois de um dia marcado pela estabilidade meteorológica, onde o sol apareceu em toda a geografia continental, há mudanças a caminho. O dia de hoje (29) fica então marcado pelo regresso da instabilidade ao território nacional, fruto da influência provocada por uma depressão isolada em altitude, uma gota fria persistente, a mesma que continua a afetar a Península Ibérica já há alguns dias.
Prevê-se que esta gota fria continue a afetar em larga escala a vizinha Espanha, como o tem feito nos últimos dias. Em Portugal os seus efeitos, apesar de previsivelmente mais diminutos, também se farão mostrar. O destaque diferencial vai para a intrusão de poeiras do Saara, alimentadas por um fluxo de sudoeste imposto pela depressão.
Mas não se fica por aqui. O dia de hoje tem como adicionais condimentos a precipitação, sobretudo nas regiões Centro e Sul, que já ocorre desde o início da tarde, e as trovoadas, que podem ocorrer nas mesmas regiões. Já o vento soprará predominantemente de noroeste.
Para quarta-feira (30) prevê-se uma descida das temperaturas, em especial das máximas e sobretudo nas regiões Centro e Sul. Estão previstos aguaceiros, em especial nestas regiões a partir do início da tarde.
O céu apresentará períodos de muita nebulosidade, aumentando de intensidade ao longo do dia, principalmente a Norte. O vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, com maior intensidade a norte, onde pode assumir.
Precipitação estende-se à região Norte no último dia do mês
Quinta-feira (31) espera-se que a gota fria continue insistentemente a influenciar o estado do tempo em Portugal continental. Desta forma, prevê-se que o céu continue muito nublado e que a precipitação se estenda até à Região Norte. Poderão aqui ocorrer eventos pontuais de trovoada associados a núcleos convectivos mais robustos.
Prevê-se uma pequena descida das temperaturas neste dia. Porto espera 20 ºC de temperatura máxima. Já o vento deverá soprar de novo do quadrante leste, soprando com fraca a moderada intensidade.
Na sexta-feira (1), Dia de Todos os Santos, é previsível que a gota fria ainda continue a influenciar o estado do tempo em Portugal continental. Assim, o céu terá períodos de muito nublado, com a presença de aguaceiros um pouco por todo o território nacional, mas em especial nas regiões Centro e Sul a partir do início da tarde, e que poderão ser acompanhados de trovoadas.
O vento continua a sua tendência do quadrante leste, com intensidade fraca a moderada. Quanto às temperaturas, não haverá grandes oscilações em relação ao dia anterior, com Faro a esperar 20 ºC de temperatura máxima.
Fim de semana pode trazer regresso do bom tempo
Ainda que não seja possível afiançar, existem boas probabilidades de o fim de semana trazer novidades. É expectável que a teimosa gota fria se afaste definitivamente do território nacional no sábado e dê espaço a uma breve (assim veremos) acalmia no estado do tempo.
Uma mudança que deverá trazer de volta o sol a este fim de semana prolongado. Ainda assim, é provável que sábado haja ainda lugar a aguaceiros pontuais a Sul.