Géiser gelado atinge os 14 metros de altura

As condições atmosféricas associadas ao inverno, enquadrado num clima claramente continental, criaram um fenómeno curioso, que está a ter um grande impacto nas redes sociais. Fique a saber tudo sobre este fenómeno único, connosco!

Géiser
Géiser parcialmente gelado, situado em altitude, numa área de baixas temperaturas, no Japão.

Um geiser gelado, que já atinge os 14 metros de altura, pode ser encontrado no leste do Cazaquistão, perto da cidade de Kegen na região de Almaty, situada a cerca de 1000 km da capital do país, Nur-sultan. Esta fonte termal, que nesta altura tem um formato cónico e uma chaminé fumegante, tem uma silhueta muito próxima de um vulcão, apesar de não expelir lava, mas sim vapor de água e água quente.

(...) a formação de neve e gelo em nascentes e geiseres são bastante comuns em áreas de atividade vulcânica onde simultaneamente as temperaturas são muito baixas.

Este fenómeno está associado à geologia e também à meteorologia, pois a água quente e o vapor de água que são expelidos do interior da terra congelam assim que emergem à superfície, devido às baixas temperaturas que prevalecem na região. Esta área do Cazaquistão, com um clima claramente continental, caracteriza-se pelos invernos extremamente frios, onde as temperaturas podem descer para valores na ordem dos -20 °C.

youtube video id=IkzcD6tA1bk

Evolução mediática do fenómeno

Durante o mês de fevereiro, a água e o vapor de água acumulados superaram os 13 metros de altitude, formando um promontório no meio de uma vasta planície deserta e gelada. Apesar de todas as medidas de restrição à circulação, que também vigoram naquela região do globo, este fenómeno, conhecido como vulcão gelado, tornou-se ponto de passagem obrigatório para centenas de pessoas, diariamente.

Acumulam-se nas redes sociais, fotografias e vídeos de visitantes ao lado da coluna gelada, que continua a expelir pequenas quantidades de vapor de água e nem os nevões intensos nem as temperaturas extremamente baixas afastam os visitantes deste belo cenário natural. São igualmente curiosos, os vídeos obtidos através dos voos de drones que são capazes de captar imagens de elevada resolução, promovendo a documentação deste fenómeno.

Vulcões gelados na Ásia e pelo mundo

Segundo o relato de habitantes da região, que se situa muito próxima da fronteira com o Quirguistão e com a China, apesar deste fenómeno ocorrer com alguma frequência, é a primeira vez que atinge tamanha altura (14 metros), sendo igualmente a primeira vez que se observa a emissão de vapor de água de forma contínua, pela abertura superior.

Com a aproximação da primavera, é expectável que este fenómeno derreta e desapareça, já que durante os meses mais quentes aquela área adquire temperaturas mais amenas e uma paisagem verdejante.

Estes fenómenos geolo-meteorológicos, como a formação de neve e gelo em nascentes e géiseres são bastante comuns em áreas de atividade vulcânica onde simultaneamente as temperaturas são muito baixas.

Exemplo sobejamente conhecido disso acontece com o géiser Wyoming, no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos da América. Quando os invernos são muito frios na área do Parque, a água e o vapor de água que ascendem com uma frequência de aproximadamente 74 minutos (cerca de 20 vezes por dia), criando uma acumulação de gelo e neve à superfície.