Furacão Ida: é extremamente perigoso e atingirá os Estados Unidos
Após tocar terra no oeste de Cuba, o furacão Ida está prestes a atingir o sudeste dos EUA. De acordo com as previsões, chegará à costa do Louisiana este domingo como um poderoso e destrutivo furacão 'major', afetando Nova Orleães.

Depois de ter golpeado parte das Caraíbas, agora o furacão Ida mantém um fortalecimento constante e rápido à medida que se desloca sobre as águas quentes do sudeste e do centro do Golfo do México este fim de semana. No momento da redação deste artigo e de acordo com o boletim número 8 do Centro Nacional de Furacões (NHC), o sistema mantém ventos máximos sustentados de 130 km/h com rajadas superiores, está a 825 km de Nova Orleães, move-se a 26 km/h na direção noroeste, com uma pressão central mínima de 987hPa.
Segundo a previsão da sua futura trajetória marítima, Ida deverá tornar-se um furacão do tipo "Major" este fim de semana (ou seja de categoria igual ou superior a 3 na escala Saffir-Simpson), com ventos de mais de 178 km/h. Prevê-se que este sistema ciclónico extremamente perigoso se aproxime da costa norte do Golfo no domingo e impacte em terra firme algures na costa do estado de Louisiana no domingo pela tarde-noite.
Tendo em conta a gravidade da previsão da trajetória e intensidade, as companhias petrolíferas e de gás evacuaram de forma preventiva dezenas de plataformas de produção no Golfo. Por outro lado, o Presidente Biden declarou o estado de emergência no Louisiana.
Atingirá Nova Orleães como um furacão categoria 4?
Espera-se que a intensificação mais poderosa ocorra durante este sábado e parte de domingo, quando Ida atravessar as águas quentes do Golfo do México, com temperatura à superfície do mar de cerca de 31 °C. Ali, o sistema bem organizado, com condições ideais para o seu fortalecimento, poderia alcançar velocidades de vento de 225 km/h (segundo o NHC), com rajadas mais fortes, violentas marés de tempestade, ondas significativas ao longo da costa da Louisiana, chuvas torrenciais e cheias rápidas.

Recordemos que Nova Orleães foi a área devastada pela água durante a passagem do furacão Katrina em 2005, que deixou mais de 1800 mortos. Após essas terríveis consequências, foram construídos diques que atuam como barreiras para proteger a cidade das inundações.
A Presidente da Câmara de Nova Orleães ordenou aos habitantes que vivem fora do sistema de diques que abandonassem imediatamente as suas casas e procurassem refúgio longe dali. Veremos ao longo dos próximos dias como evolui a trajetória e a intensidade do furacão, e se a infra-estrutura será capaz de superar o impacto do Ida.
Alerta máximo
Um alerta de furacão está atualmente em vigor nos EUA para áreas desde Cameron, Louisiana até à fronteira do Mississippi/Alabama, Lago Pontchartrain, Lago Maurepas, e a área metropolitana de Nova Orleães. Está em vigor um alerta de tempestade tropical desde a fronteira do Mississippi/Alabama até à fronteira do Alabama/Florida.

Está em vigor um aviso de maré de tempestade para o leste de Rockefeller Wildlife Refuge, Louisiana, até à fronteira entre Mississippi/Alabama, e Vermilion Bay, os Lagos: Borgne, Pontchartrain e Maurepas. Aí, existe o perigo de inundações que põem a vida em risco, devido a um súbito aumento do nível da água desde a costa até terra adentro. O NHC marca como a área mais crítica de maré de tempestade com níveis de até quase 5 metros, desde Morgan City, Louisiana, até à foz do rio Mississippi, com a área circundante a ser também fortemente afetada.
Ida atingiu parte das Caraíbas
Após afetar a Jamaica e as Ilhas Caimão na tarde de sexta-feira 27 de agosto, a tempestade tropical Ida tornou-se um furacão de Categoria 1 pouco antes de impactar na Ilha da Juventude, Cuba. O centro do sistema tocou terra durante um breve período, com ventos máximos sustentados de 130 km/h, derrubando árvores, causando marés de tempestade e chuvas fortes, ao mesmo tempo que se procedia a um corte preventivo da energia elétrica para cuidar dos habitantes e evitar acidentes graves.
Many roads are now impassable due to the passage of Tropical Storm Ida. The system, that's expected to develop into a hurricane, has been producing heavy rainfall across Jamaica. A flash flood warning remains in effect for all parishes until 5:00 pm on Friday, August 27. pic.twitter.com/ZzqofOdiJi
— Jamaica Gleaner (@JamaicaGleaner) August 27, 2021
Entretanto, as províncias cubanas de Artemisa, Pinar del Rio, Mayabeque e Havana permaneceram sob aviso de furacão devido ao impacto iminente do Ida. O sistema continuou a avançar na direção noroeste, voltando a atingir solo cubano aproximadamente às 19.25 horas EDT, desta vez sobre o oeste de Cuba (cerca de 30 km a leste de La Coloma), província de Pinar del Río, com ventos máximos sustentados de 130 km/h e rajadas de 150 km/h.
NOW: Floodwater covers a section of Duke Street in Toll Gate, Clarendon due to heavy rainfall associated with the tropical depression that was upgraded to Tropical Storm Ida. The Meteorological Service Jamaica says rainfall is expected until Saturday. - Nathaniel Stewart video pic.twitter.com/u8H4tN7Mjz
— Jamaica Gleaner (@JamaicaGleaner) August 26, 2021
Embora esta seja uma área em grande parte rural, mais de 10.000 pessoas foram evacuadas como medida de precaução. Tanto as Ilhas Caimão como o oeste de Cuba esperam acumulados de precipitação de até 500 mm, enquanto que os acumulados totais na Jamaica podem chegar aos 380 mm.