Furacão Florence obriga a evacuação massiva na costa leste dos EUA
O furacão Florence, uma tempestade de categoria 4, irrompeu na direção da costa Atlântica dos Estados Unidos ontem, obrigando à evacuação massiva dos habitantes dos estados de Virginia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Esta é a mais poderosa ameaça à região das três últimas décadas. O Florence avançou em direção à costa leste dos Estados Unidos com ventos a atingir os 135 km por hora. Mais de 1 milhão de pessoas tiveram de abandonar as suas casas, fazendo com que se formassem longas filas juntos aos postos de combustível. Muitas das prateleiras dos supermercados encontram-se vazias para que sejam garantidos mantimentos para os próximos dias.
A força do vento, do mar e as chuvas instantâneas e as consequentes inundações são as maiores ameaças do Florence. Edifícios estatais como escolas e hospitais foram encerrados em 26 condados norte-americanos, com auxílio da Guarda Nacional. Cerca de 250 mil residentes na região costeira Virginia, bastante vulnerável a inundações tiveram ordem de evacuação por parte do governador Ralph Northam.
O governador Ralph Northam emitiu uma ordem de evacuação, para cerca de 250 mil residentes da região costeira da Virgínia, bastante suscetível a inundações. Já o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, ordenou que mais de um milhão de residentes da zona costeira deste estado abandonassem as suas casas às 12h locais de ontem.
Segundo o governador Ralph Northam, Virginia, "Esta é uma tempestade séria e vai ter efeitos em todo o estado", avisou Nathan em conferência de imprensa. "Toda a gente na Virgínia tem de estar preparada". De acordo com o National Hurricane Center, de Miami, o Florence, que regista já ventos de 220 quilómetros por hora, deverá tornar-se ainda mais forte antes de alcançar contacto com a costa, muito provavelmente do Sudeste da Carolina do Norte, perto da fronteira com a Carolina do Sul.
Potenciais perigos da tempestade costeira
De acordo com o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, "Estamos no olho da tempestade", avisou também em conferência de imprensa. Está prevista a evacuação de 250 mil pessoas na área dos Outer Banks, na Carolina do Norte, depois de na segunda-feira já terem sido evacuadas 50 mil pessoas em Hatteras e Ocracoke, as ilhas-barreira mais a sul no Estado.
A tempestade costeira não constitui o único perigo letal para quem seja potencialmente apanhado desprevenido, já que as autoridades estimam a vinda de fortes chuvadas que deverão abranger áreas de centenas de quilómetros e provocar grandes cheias. Desde 1989 que as Carolinas não eram atingidos por um furacão de categoria 4, na escala de Saffir-Simpson, sendo também este o mais intenso a atingir os Estados Unidos neste ano.