Frutas e legumes de Portugal em exposição na Fruit Attraction de São Paulo. Brasil é o maior mercado da América Latina
Depois de uma representação “histórica” (54 empresas, associações e parceiros) na Fruit Attraction de Madrid, em outubro, a Portugal Fresh participa esta semana com cinco empresas portuguesas na Fruit Attraction de São Paulo (Brasil).

Termina esta quinta-feira em São Paulo, no Brasil, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center, a edição brasileira da feira Fruit Attraction, organizada pela Ifema Madrid e pela Fiera Milano Brasil.
No stand conjunto da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal marcaram presença cinco empresas nacionais: Coopval, Ferreira da Silva, Frutas DM, Granfer e Grupo Luís Vicente. Procuram "reforçar os atuais negócios e parcerias e explorar novas oportunidades na América do Sul”.
Em 2024, o país de Lula da Silva foi o 7º mercado mais importante para o setor, com 67 milhões de euros de exportações (dos quais 59 milhões de euros são frutas frescas), o que representa um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior.
"Abrir novas portas para o setor"
Em quantidade, a Portugal Fresh diz que se registou também “uma subida de 11% nas exportações”, sendo que, fora da União Europeia, é “o segundo mercado mais relevante para as frutas e legumes nacionais, atrás do Reino Unido”.

Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh não tem dúvidas de que “esta participação na Fruit Attraction São Paulo reforça o nosso compromisso em expandir a presença dos produtos portugueses em mercados com potencial de crescimento”.
Ao mesmo tempo, diz o gestor, “esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias e abrir novas portas para o setor”.
Exportações atingiram 2500 milhões
Já em fevereiro, as empresas do setor expuseram na Fruit Logistica, em Berlim, onde receberam a visita do ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel de Fernandes, acompanhado pelo Embaixador de Portugal na Alemanha e por representantes da Portugal Fresh, CAP e representantes da AICEP.
O setor português das frutas, legumes e flores está em alta e tem vindo a crescer nos últimos anos.

Em 2024, as exportações portuguesas cresceram 7,5%, em comparação com o ano anterior, para 2.500 milhões de euros, um valor recorde. Já em volume, as exportações deste setor aumentaram 2,4%, para 1.816.807 toneladas.
A União Europeia (UE) é o principal destino das frutas, legumes e flores de Portugal, representando 81% das exportações em valor. Nesta geografia, Espanha destaca-se (37,6%), seguida de França (13%), Países Baixos (9%), Alemanha (7,9%) e Reino Unido (6,8%).
O grande objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais. Daí que a aposta na internacionalização seja “uma prioridade da Portugal Fresh”.
A presença na Fruit Attraction São Paulo, no Brasil, que decoreu esta semana e que termina nesta quinta-feira, 27 de março, “permite, não só a promoção dos produtos nacionais, mas também a criação de oportunidades de negócio e colaborações com parceiros locais e internacionais”, sublinha a Associação.
Apoio do Portugal 2030
O Projeto Conjunto de Internacionalização que a Associação tem a decorrer prevê um investimento global de 1.561.663,52 euros, apoiado pelo Portugal 2030 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e financiado em 48,8% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Através dele, a Portugal Fresh trabalha na realização de missões empresariais e ações de prospeção em novos mercados e, também, na participação em feiras internacionais e iniciativas de promoção, para acelerar a presença internacional do setor.