Friorentos, acabaram-se as desculpas: nesta piscina natural a água chega aos 35 graus
Nas profundezas do Atlântico, encontrará um refúgio paradisíaco moldado por lavas vulcânicas e aquecido pelas águas termais. Mais do que um simples ponto turístico português, este local combina beleza natural, diversão e relaxamento, oferecendo uma experiência única a quem o visita.
Ainda está à procura de tesouros nacionais escondidos? Nos últimos meses, temos vindo a desvendar algumas joias secretas de Portugal, mas a verdade é que o nosso país tem muito mais para descobrir.
Na bela e pequena ilha Graciosa, por exemplo, há um segredo muito bem guardado que precisa mesmo de conhecer. O melhor é que, mesmo que haja instabilidade atmosférica, pode ser uma proposta para qualquer altura do ano.
Sim, sabemos que este é o território menos montanhoso do arquipélago dos Açores, mas nada disso lhe compromete o encanto. Desde moinhos, monumentos naturais, passando pelas termas — e não esquecendo as queijadas — estar na “ilha branca”, como assim a apelidou Raul Brandão, é viver sem pressa e conhecer pontos deslumbrantes.
Exato. A Ilha de São Miguel não é a única do arquipélago onde pode tomar um banho termal. Localizado na freguesia da Luz, este local, mesmo ao lado das Termas do Carapacho, é cada vez mais apreciado.
Um spot com história (e não só)
Durante séculos, estas piscinas foram moldadas pela ação das lavas vulcânicas, criando pequenos refúgios de águas límpidas e tranquilas. O contraste entre o azul do oceano, o negro das rochas e o verde exuberante da ilha faz deste lugar um cenário que parece saído de um sonho. Sim, porque aqui as águas termais misturam-se com as do oceano.
Além de uma temperatura convidativa, que chega a atingir os 35 °C, revestem-se de minerais benéficos para a nossa saúde e bem-estar: o cenário perfeito, diríamos, para um banho relaxante e simultaneamente terapêutico.
É isso mesmo. As águas termais do Carapacho são ricas em minerais como magnésio, cloreto e sódio, indicados para o tratamento e prevenção de patologias de natureza reumatológica. Isto significa que daqui sairá não só revigorado pela beleza do lugar, mas também renovado no corpo e na alma.
Não se preocupe, porque além de serem gratuitas, são vigiadas por nadadores-salvadores. Os mais aventureiros podem aproveitar ainda para explorar as rochas ao redor. E se lhe der a fome, pode sempre contar com um bar nas imediações.
Aproveite o passeio para conhecer mais
Uma vez na Graciosa, e nas piscinas naturais do Carapacho, aproveite para visitar as Termas do Carapacho. O espaço está aberto de todos os dias, das 10:30 h às 16 h, exceto às terças-feiras, quando se encontra encerrado.
Seja para relaxar, desafiar-se ou simplesmente para se maravilhar com a natureza, as piscinas naturais do Carapacho são um destino imperdível para quem visita a ilha.
“Um cantinho mágico onde a terra, o mar e o céu se encontram em perfeita harmonia”, diz quem por lá já passou.