Forte terramoto devastou a Turquia e a Síria, aviso de tsunami em Itália
Um terramoto muito forte, com uma magnitude de 7,8, abalou o sul da Turquia e o norte da Síria esta noite. O número provisório de mortos já vai em mais de 1470, mas estão a chegar fotos e vídeos de cidades devastadas por tremores de terra provenientes das áreas afetadas e receia-se que o número de mortos possa ser muito superior.
Um forte terramoto de magnitude de 7,8 atingiu esta noite a Turquia e a Síria, causando danos muito graves, com muitos edifícios a ruir em várias cidades. A partir das 6:30 desta manhã (hora portuguesa), já havia centenas de vítimas nos dois países, mas o número de vítimas é provisório (atualmente em mais de 1470) e infelizmente ainda deverá aumentar.
Neste momento há relatos de mortes nas cidades turcas de Adana, Adiyaman, Malatya, Kahramanmaras, Gaziantep, e também de vários centros na Síria, tais como Aleppo, Hama e Latakia.
O terramoto ocorreu às 4:17 da manhã, hora local, 01:17 em Portugal. O vídeo abaixo mostra de forma assustadora o que se sente durante um terramoto desta magnitude. O ruído causado pelo tremor do edifício é impressionante.
Segundo indicações geológicas que chegaram nas últimas horas, o epicentro situava-se a cerca de 32 km de Gaziantep, uma grande cidade e capital de província no sudeste da Turquia, a cerca de 26 km da cidade de Nurdağı.
Das áreas afetadas chegaram vídeos de edifícios inteiros em colapso, resgatadores a trabalhar a meio da noite, e a cidade em tumulto.
O hipocentro estava localizado a uma profundidade de 17,7 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Cerca de 10 minutos após o tremor principal, ocorreu um novo terramoto forte, desta vez com uma magnitude de 6,7. A área afetada situa-se mesmo ao longo da fronteira entre a placa tectónica da Anatólia e a placa Arábica, numa área onde a placa africana também colide.
Numerosos vídeos de cidades devastadas pelo terramoto estão a chegar nestas horas, tanto da Turquia como da Síria.
Aviso de maremoto em Itália, mais tarde revogado
O terramoto foi sentido em vários países vizinhos, tais como o Líbano, Grécia, Síria, Israel e Chipre. Dada a proximidade do epicentro ao Mar Mediterrâneo e as suas características, a meio da noite, a Proteção Civil italiana emitiu um aviso de tsunami para as costas do sul de Itália, que foi posteriormente revogado.
O tráfego ferroviário nas áreas costeiras do sul de Itália, após uma suspensão inicial, foi retomado regularmente.