Forte temporal provoca inundações na cidade do Porto: veja as imagens!
Este sábado a chuva forte provocou numerosos estragos e inundações em várias áreas da cidade do Porto, deixando ruas e estabelecimentos comerciais completamente inundados. Veja as impressionantes imagens do temporal!
As sucessivas notícias que lançámos esta semana acerca da previsão de um forte temporal de chuva e vento revelaram-se completamente certeiras. Segundo o apurado por vários meios de comunicação social nacionais e locais, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou ter registado, entre a meia-noite e as 14h20 deste sábado (7), um total de 247 ocorrências em Portugal continental. Quase 180, isto é maior parte delas, tiveram lugar no Porto.
Segundo a Proteção Civil, entre as 12:00 e as 13:50, o concelho do Porto registou 150 pedidos de ajuda devido às inúmeras inundações em habitações, ruas e vias públicas que tiveram de ser encerradas ao trânsito, principalmente na baixa da cidade. Felizmente, até agora, ainda não foi declarado o registo de feridos.
Em poucos minutos, a Rua das Flores, a Rua Mouzinho da Silveira e a Rua de Santos Pousada ficaram inundadas, contendo autênticos rios de lama. Segundo Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, a única rua que permanecia interditada, por volta das 16h30, era a Rua de Mouzinho da Silveira, não existindo previsão para a hora da reabertura desta via.
E o mesmo aconteceu com a Estação de S. Bento, também fortemente atingida pela chuva abundante. Ficou inundada em cerca de cinco minutos, o que desencadeou a interrupção da linha Amarela do Metro do Porto entre as estações da Trindade (Baixa do Porto) e de Jardim do Morro (Vila Nova de Gaia).
Várias pessoas no interior da estação de São Bento filmaram a brutal descarga da água nos dois pisos subterrâneos, por volta das 13:00. Entretanto, pelas 14h, a “circulação foi normalizada”, segundo indicado pela Metro do Porto. A Estação de São Bento esteve "fechada para trabalhos de limpeza", mas voltou a abrir pelas 16h.
A Avenida Gustave Eiffel, que já estava cortada ao trânsito nos últimos dias por causa de uma derrocada ocorrida esta semana na sequência do último temporal, voltou a ser atingida pelo tempo severo este sábado (7). Há relatos de inundações noutros locais, quer da cidade do Porto, quer na de Vila Nova de Gaia. Na área da Aguda, a água chegou a penetrar nalgumas casas.