Foi descoberta, por cientistas australianos, uma aranha com patas em forma de lança na Austrália
Cientistas australianos descobriram uma nova espécie de aranha que se destaca pelo seu comportamento agressivo de caça: usa as suas patas em forma de lança para matar as suas vítimas.
As aranhas pelicanas da família Archaeidae são um grupo icónico e morfologicamente bizarro de aranhas araneomorfas, com uma distribuição moderna vicariante na Austrália, Madagáscar e África Austral, e uma história evolutiva global profunda que remonta, pelo menos, ao início do Jurássico.
Tanto os machos como as fêmeas têm a sua própria aparência, mas são semelhantes em termos da sua cor castanho-avermelhada e da estranha forma do corpo, mas um total de nove espécimes até agora desconhecidos foram encontrados durante o estudo.
No entanto, esta fauna tropical monofilética permanece pouco documentada em relação a outras linhagens de Archaeidae de regiões subtropicais e temperadas a sul da falha de St. Lawrence, com numerosas espécies adicionais provavelmente ainda por nomear.
Esta nova espécie de aranha encontrada na Austrália é letal?
É importante referir que os autores deste estudo deram-lhe o nome de aranha “assassina”, não por haver casos de pessoas mortas, mas pelo seu comportamento, que é normalmente muito semelhante ao de outras aranhas.
Ou seja, capturam insetos e alimentam-se deles, “assassinando-os” ao manipulá-los com as suas pernas longas, finas e em forma de lança, segundo um novo estudo publicado no Australian Journal of Taxonomy.
Principais características destes espécimes
Esta é a Austrarcheaea andersoni ou aranha pelicano de Pentecostes. Estes aracnídeos assassinos têm cerca de 2,5 milímetros de comprimento e dois pares de cornos rudimentares.
Têm também protuberâncias em forma de corcunda no abdómen. O que impressiona é a forma como estes aracnídeos contraem e estendem as pernas até ficarem com uma aparência enorme, com a qual atacam todas as presas.
É devido a todas estas características que os especialistas puderam apontar que se tratava de uma nova espécie de aranha pelicano que não tinha sido identificada até agora.
Os cientistas australianos referem que a Austrarcheaea andersoni habita as folhas do chão das florestas tropicais, não se estendendo para outros locais. Para além disso, dada a sua forma, quando a aranha assassina está contraída parece um aracnídeo compacto, mas quando tem as patas estendidas, estes aracnídeos podem ultrapassar os 2,5 centímetros de comprimento.
Referência da notícia:
Rix M., Harvey M. A new species of pelican spider (Araneae: Archaeidae) from the Whitsunday hinterland of central-eastern Queensland. Australian Journal of Taxonomy (2024).