Foguetão da NASA descobre novo processo de energização na atmosfera superior

Cientistas da NASA descobriram um novo processo que fornece energia a iões a altitudes elevadas, providenciando uma melhor compreensão da "dança" intrincada entre partículas carregadas e o campo magnético da Terra.

planeta Terra
Quando se trata de descobertas sobre a nossa atmosfera superior, vale a pena conhecer o que nos rodeia. (Imagem criada por IA)

A última missão de um foguetão da NASA revelou um novo e inovador processo de energização que ocorre na atmosfera superior. Esta descoberta lança luz sobre as complexas interações na nossa atmosfera e o impacto que têm nos fenómenos meteorológicos espaciais.

Através da utilização de tecnologia avançada, esta missão melhora a nossa compreensão da dinâmica ambiental e oferece potenciais implicações para as operações e comunicações por satélite.

O estudo aprofundado das ondas que percorrem a atmosfera

Utilizando dados do lançamento do foguetão Twin Rockets to Investigate Cusp Electrodynamics (TRICE-2), os cientistas da NASA Francesca Di Mare e Gregory Howes, da Universidade de Iowa, estudaram as ondas (Alfvén) que percorrem as linhas do campo magnético da Terra até à atmosfera polar.

"Combinando as características observadas dos espetros de frequência dos campos elétrico e magnético com as propriedades lineares das ondas Alfvén inerciais, deduzimos o caminho da cascata turbulenta anisotrópica através do espaço vetorial das ondas."

Os autores do estudo, Francesca Di Mare e Gregory G. Howes.

Sabe-se que estas ondas aceleram os eletrões, que ganham velocidade à medida que “surfam” ao longo do campo elétrico da onda. Mas o seu efeito nos iões - um grupo mais heterogéneo de partículas com carga positiva, que existem a par dos eletrões - era desconhecido.

Quais os efeitos das ondas Alfvén que atravessam a atmosfera?

Ao estimar a mistura de iões que atravessavam - predominantemente protões e iões de oxigénio de carga simples - os cientistas descobriram que estas ondas aceleravam os protões à medida que circulavam em torno das linhas do campo magnético da Terra, bem como os eletrões à medida que surfavam nas ondas.

youtube video id=14N9Mu0LHE4

Esta investigação fornece-nos uma nova perspetiva de como a energia solar permeabiliza a atmosfera superior, contribuindo de forma significativa para os seus processos de energização.

Apesar das ondas em estudo serem conhecidas pelos cientistas, estes ainda não tinham conhecimento acerca da sua influência em todas as partículas carregadas da atmosfera.

À medida que a investigação avança, os investigadores assumem que podem esperar mais revelações que poderão mudar a forma como abordamos a ciência atmosférica.

Referência da notícia:
Di Mare F., Howes G. New Regime of Inertial Alfvén Wave Turbulence in the Auroral Ionosphere. PHYSICAL REVIEW LETTERS (2024).