Fim de semana com calor intenso em Portugal: irá o tempo manter-se assim na próxima semana?
O tempo quente que se está a verificar atualmente em Portugal atingirá o auge este fim de semana, com temperaturas de até 39 ºC nalguns pontos da geografia continental. Irá o calor intenso arrastar-se pela próxima semana? Eis a previsão!
Para sábado, 30 de setembro, e domingo, 1 de outubro, prevê-se uma continuidade do extraordinário episódio de calor intenso que já se está a verificar atualmente em Portugal continental, ao serem superadas as médias climatológicas de referência em vários graus Celsius.
Isto aplica-se a áreas do Centro de Portugal (Lisboa e Vale do Tejo), mas também, e sobretudo, à Região Sul (Vale do Sado e pontos do Alentejo e do Algarve).
A atualização mais recente do modelo ECMWF prevê agora valores de temperatura máxima ainda mais elevados para o próximo domingo, 1 de outubro, com locais do Ribatejo a poderem, potencialmente, alcançar 39 ºC. O recorde térmico, para um mês de outubro, pode vir a ser quebrado.
Este tempo deve-se a um anticiclone em crista, robusto, e que aliado a uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África, propiciará um estado do tempo com temperaturas altas, estável, geralmente soalheiro (mas com possível intrusão de poeiras saarianas) e muito seco.
O calor intenso poderá continuar após meados da próxima semana, mas a incerteza mantém-se
Os primeiros dias da próxima semana, sobretudo segunda (2) e terça (3) continuarão, geralmente, a ser caracterizado pelo calor acima da média, sendo que nalgumas regiões (distritos de Évora, Beja, Setúbal e Santarém) esta situação de temperaturas acima da média manter-se-á pelo menos até quarta, 4 de outubro, com localidades a atingirem 32 ºC/ 34 ºC.
A Madeira registará um panorama meteorológico relativamente estável, parcialmente nublado, quente e seco, à semelhança do Continente. Já os Açores estarão mais expostos a sucessivas linhas de precipitação (em particular as ilhas mais a oeste), potencialmente acompanhadas de trovoadas, e ventos moderados a fortes, ainda com alguns dias de maior estabilidade a intercalar.
As primeiras estão previstas para estes próximos dias, sendo que as restantes poderão surgir no período entre 4 e 6 de outubro devido aos remanescentes de sistemas tropicais ou pós-tropicais da bacia do Atlântico.