Fevereiro: percentagem de água no solo em Portugal volta a diminuir

O mês de fevereiro de 2023 em Portugal continental classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês normal em relação à temperatura do ar mas extremamente seco em relação à precipitação.

Tempo seco
Fevereiro foi um mês extremamente seco com temperaturas dentro dos valores normais.

Tivemos tempo seco devido, essencialmente, à ação de uma massa de ar polar, com trajeto continental, transportada na circulação de um anticiclone. A precipitação, incluindo a queda de neve que se verificou no mês, foi devido à ação de depressões e de um sistema frontal que afetaram o território.

Temperatura

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, em Portugal continental, no mês de fevereiro, o valor médio da temperatura média do ar, 9.94°C, foi muito próximo do valor normal 1971-2000, com uma anomalia de -0.04 °C.

O valor médio da temperatura máxima do ar, 15.78 °C, foi superior ao valor normal com uma anomalia de +1.40 °C, sendo o 12º mais alto desde 1931. O valor médio da temperatura mínima do ar, 4.11 °C, foi inferior ao valor normal com uma anomalia de -1.47 °C, sendo o 6º mais baixo desde 2000.

Anomalias da temperatura
Anomalias da temperatura média do ar no mês de fevereiro, em Portugal continental, em relação aos valores médios no período 1971-2000. Fonte: IPMA

Os valores mais altos da temperatura máxima diária registaram-se entre os dias 17 e 19 e nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo de salientar 23.9 °C, o maior valor da temperatura máxima registado no dia 17 em Ponte de Lima.

Os valores mais baixos da temperatura mínima registaram-se nas regiões do interior Norte e Centro, sendo de realçar -7.5 °C, menor valor da temperatura mínima registado no dia 28 em Bragança/Aeródromo.

No dia 24, cerca de 60% das estações meteorológicas registaram temperaturas inferiores a 0 °C e no dia 1 cerca de 50%.

Precipitação

Ainda de acordo com o IPMA, no mês de fevereiro o total de precipitação mensal, 10.7 mm, foi muito inferior ao valor médio, correspondendo apenas a 11% do valor da normal climatológica 1971-2000. Nos últimos 35 anos, é de assinalar que apenas em 9 anos os valores de precipitação mensal em fevereiro foram superiores ao valor médio.

Em termos de distribuição espacial, os valores de precipitação foram muito inferiores ao valor normal em praticamente todo o território com percentagens inferiores a 25%. No Algarve ocorreram percentagens superiores, em especial na zona litoral entre Portimão e Faro, com percentagens ente 75% e 90%.

Anomalias da precipitação
Anomalias da quantidade de precipitação no mês de fevereiro, em Portugal continental, em relação aos valores médios no período 1971-2000. Fonte: IPMA

De salientar a precipitação ocorrida nos dias 8, 9, 14 e 15 no distrito de Faro com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O maior valor mensal da quantidade de precipitação em fevereiro foi registado na estação meteorológica de Albufeira, 64.3 mm, e o menor valor em Pinhão, 0.7 mm. Em relação à precipitação registada em 24 horas, o maior valor, 32.3 mm, ocorreu em Albufeira no dia 9.

Monitorização da Seca – Índice PDSI

Verificou-se uma diminuição significativa da percentagem de água no solo, estando praticamente todo o território com valores inferiores a 60%. Alguns locais do litoral Centro e do Baixo Alentejo estão mesmo com valores de percentagem de água no solo inferiores a 20%.

De acordo com o Índice Meteorológico de Seca, PDSI, índice meteorológico de seca calculado pelo IPMA para monitorização da situação de seca, no final de fevereiro verificou-se um aumento das áreas em seca fraca e seca moderada na região Sul.

A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 15.1% chuva moderada, 28.7% chuva fraca, 28.3% normal, 15.1% seca fraca e 12.8% em seca moderada.