Fevereiro vai dar-nos uma visão noturna extraordinária do céu que não se repetirá até 2492

Se nos maravilhamos com a visão de 5 ou 6 planetas alinhados, este mês de fevereiro dar-nos-á a possibilidade de ver 7 planetas alinhados, um espetáculo fascinante que não se repetirá em 467 anos.

astronomia
Alinhamentos de cinco ou seis planetas são eventos relativamente comuns... mas o alinhamento de sete planetas é um evento extremamente raro que oferece uma experiência única para todos os astrónomos amadores.

O calendário astronómico de fevereiro de 2025 oferece uma boa oportunidade de observar, mesmo a olho nu, eventos que não são tão frequentes e que, sem dúvida, nos surpreenderão.

Apreciar estas variadas e misteriosas estruturas celestes requer curiosidade, perseverança, paciência... e um pequeno guia como este que lhe oferecemos para ver e se aproximar dos diferentes corpos celestes que temos ao nosso alcance.

Em fevereiro, teremos a oportunidade de aproveitar um alinhamento planetário extraordinário: 7 planetas a formar uma fileira… da nossa perspetiva.

Um evento extraordinário

Quando nos referimos a um "alinhamento planetário", não queremos dizer que os planetas estão fisicamente dispostos numa linha exatamente um atrás do outro, mas sim que estamos a referir-nos ao efeito visual percebido da Terra. Isto acontece porque todos os planetas orbitam o Sol num plano chamado eclíptica, o que faz com que às vezes pareçam estar alinhados da nossa perspetiva.

E não deixamos de nos surpreender com as conjunções, eventos astronómicos que ocorrem quando dois ou mais corpos celestes, observados de um terceiro (no nosso caso, da Terra), aparecem muito próximos um do outro no céu, mesmo que na realidade estejam muito distantes um do outro.

1º de fevereiro

Neptuno perto de Vénus: neste dia, Netuno aparentemente estará perto de Vénus no céu. Poderá observar Vénus a olho nu e, se puder usar binóculos, verá Neptuno na constelação de Peixes (a Nor-noroeste - NNW). O horário de maior aproximação é às 16:33 GMT (horário de Greenwich).

Neptuno
Neste 1º de fevereiro poderá ver (com a ajuda de binóculos) a beleza impressionante de Neptuno, o distante planeta azul localizado no limite do nosso Sistema Solar.

Lua perto de Saturno: A Lua estará perto de Saturno no céu. Veja-os a olho nu ou através de binóculos na constelação de Aquário (a Oeste, às 04:09 GMT).

Lua perto de Vénus: A Lua estará perto de Vénus, visível a olho nu ou através de binóculos, na constelação de Peixes (a Oeste, às 22:06 GMT).

Lua perto de Neptuno: Também pode ser vista a olho nu ou através de binóculos na constelação de Peixes (às 21:49 GMT).

5 de fevereiro

Lua perto de Urano: Usando binóculos ou um telescópio, poderá vê-la por volta das 19:10 GMT na constelação de Áries, a nor-noroeste (NNW).

6 de fevereiro

Lua perto das Plêiades: A Lua estará perto do aglomerado estelar das Plêiades (também conhecido como as Sete Cabrinhas ou as Sete Irmãs). Veja-as a olho nu ou através de binóculos na constelação de Touro (a NNW às 06:43 GMT).

As Plêiades
As Plêiades ou As Sete Irmãs são um grupo de estrelas num aglomerado estelar aberto localizado na constelação de Touro. É um dos aglomerados estelares mais próximos da Terra e é o aglomerado mais visível a olho nu no céu noturno.

A Lua com 59% de iluminação estará próxima ao aglomerado estelar das Plêiades no céu.

9 de fevereiro

Lua perto de Marte: A Lua 92% iluminada será visível perto de Marte, a olho nu ou através de binóculos, na constelação de Gémeos (a nor-nordeste (NNE) às 19:48 GMT).

Lua perto de Marte
Na noite de 9 de fevereiro, poderá ver - olhando para a direção norte-nordeste - Marte perto da Lua.

17 de fevereiro

Lua perto de Spica: Spica é o objeto mais brilhante na constelação de Virgem e uma das 20 estrelas mais brilhantes no céu noturno. Em 17 de fevereiro, a Lua, 79% iluminada, estará perto de Spica e poderá ser vista a olho nu ou através de binóculos na constelação de Virgem.

28 de fevereiro

Lua perto de Saturno: poderá ser observada a olho nu ou através de binóculos na constelação de Aquário.

7 planetas em alinhamento planetário: Saturno, Mercúrio, Vénus, Júpiter, Marte, Urano e Netuno irão alinhar-se no céu noturno. Saturno, Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte serão visíveis a olho nu, mas será preciso usar um telescópio ou binóculos de alta potência para ver Neptuno e Urano.

alinhamento planetário
Em 28 de fevereiro, os sete planetas visíveis do sistema solar irão alinhar-se, criando um espetáculo que não se repetirá até ao ano de 2492. Será visível assim que o sol se põe, na direção do quadrante ocidental.

Vale a pena realçar que, embora o alinhamento possa ser visto de ambos os hemisférios, quem estiver próximo ao Equador, principalmente no hemisfério norte, terá melhores condições de visualizar os planetas, já que eles aparecerão mais altos no céu. No hemisfério sul, em países como a Argentina e o Chile, o fenómeno também será visível, embora os planetas estejam mais próximos do horizonte. Por todas estas razões, recomendamos observá-los logo após o pôr do sol e durante as primeiras horas da noite para maximizar as probabilidades de uma boa visão.

Fases da Lua

A Lua Cheia de fevereiro ocorrerá no dia 12 às 13:53 GMT.

Calendário lunar
Calendário lunar para fevereiro de 2025.

A Lua Nova ocorrerá em 28 de fevereiro às 00:45 GMT, quando o nosso satélite natural permanecer entre a Terra e o Sol, de modo que o seu lado brilhante estará voltado para longe da Terra.