Eclipse e Super Lua de sangue nos próximos dias
A próxima semana será marcada por dois fenómenos lunares que vêm enriquecer o calendário astronómico de maio já cheio de grandes fenómenos interessantes. Acontecem ambos no mesmo dia, mas infelizmente não serão visíveis em Portugal. Saiba tudo connosco!
Na próxima quarta-feira, dia 26 de maio, o dia será certamente especial para os amantes da astronomia, já que no mesmo dia, irá ocorrer a maior Super Lua de 2021 acompanhada por um eclipse lunar total. Estes dois eventos, apesar da sua importância, não serão totalmente visíveis à nossa latitude já que vão ocorrer durante o dia.
Depois da “Super Lua Rosa”, no fim do mês de abril, a de 26 de maio é conhecida como a “Super Lua de Sangue”. Este segundo evento lunar acontece quando a Lua “está em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita”. O conceito de perigeu designa o ponto da órbita em que a Lua se encontra mais próxima da Terra, pelo que a proximidade da Lua à Terra será evidente.
Assim, segundo dados do Observatório Astronómico de Lisboa, na próxima quarta-feira às 12:14h (hora de Lisboa) a Lua estará em fase de Lua Cheia, tendo atingido o perigeu na madrugada anterior (02:49h). Este desfasamento de aproximadamente 9 horas faz com que esta segunda Super Lua seja mais visível que a primeira (fim de abril). No final do dia 26, a Lua vai nascer às 21:14h e vai parecer maior do que o normal, porque para além de estar mais próxima da Terra vai apresentar-se mais próxima do horizonte, criando assim uma ilusão de ótica que a tornará mais ampliada.
A forma exuberante da Lua, que acontece devido ao facto de a dia 26 a Lua atingir a distância mínima da Terra e se encontrar em fase de Lua Cheia, vai influenciar o céu também durante a noite do dia 27, pois a Lua vai continuar a apresentar uma dimensão superior à normal.
O eclipse lunar
O eclipse lunar, igualmente relevante no mundo da astronomia, vai ocorrer durante o dia, logo passará despercebido à nossa latitude. As áreas do globo mais propícias à observação deste fenómeno serão a Austrália, o Leste da Ásia e a costa Oeste de todo o continente Americano, áreas onde os raios solares ainda não chegaram a essa hora.
Neste caso, o eclipse da Lua ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados, sendo que a Lua fica na sombra da terra, o que impede os raios solares de incidirem na Lua diretamente. É a permanência da Lua na sombra da Terra que lhe dá uma cor acastanhada e o apelido de “Lua da Sangue”.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, este fenómeno vai iniciar-se na quarta-feira, por volta das 09:46h, quando a Lua entrar na penumbra. Cerca de uma hora depois entrará na sombra ficando completamente coberta até às 12:28h. A partir das 13:53h a Lua sai da sombra e última fase do eclipse vai terminar por volta das 14:51.
Estes dois eventos são o culminar de um mês de maio riquíssimo em fenómenos astronómicos, nomeadamente chuvas de meteoros e a junção da Lua a vários planetas, para além das situações relacionadas com os lançamentos de veículos espaciais, nomeadamente dos Estados Unidos da América e da República Popular da China.