Fãs de queijo, preparem-se: Viseu vai receber mais de 4500 queijos em novembro

Os World Cheese Awards, ou os “Óscares” do queijo, como é conhecido o prestigiado concurso, vai realizar-se, pela primeira vez, em Portugal. Ao longo deste evento serão avaliados milhares de exemplares de mais de 40 nacionalidades.

World Cheese Awards
O sonho de qualquer viciado em queijo. Foto: Matthew Horwood / World Cheese Awards

Viseu já foi palco de diversos eventos e variados factos históricos ao longo dos séculos. Sim, estamos a falar do local onde se realiza aquela que é uma das festas mais antigas e importantes da cidade: a feira de São Mateus, que acontece desde o século XV. É também aqui que acontece o Festival de Jazz, que acolhe músicos de renome nacional e internacional. E se é um amante de vinho, já deve saber que esta região é conhecida pela produção de vinhos. Afinal, a rota de Vinhos do Dão é um atrativo enoturístico importante.

Ainda assim, há algo que falta no reportório da cidade: receber os “Óscares” do queijo — mas não por muito tempo.

Pois, bem, parece que essa lacuna será, em breve, preenchida. Porquê? Porque a maior competição global de queijos do mundo vai acontecer nesta que é uma das grandes capitais dos queijos em Portugal.

Chegou a vez de o nosso país receber os World Cheese Awards. O evento acontecerá pela primeira vez em Portugal no mês de novembro, sucedendo a países como o Reino Unido, Itália, Espanha e Noruega.

Já imaginou encontrar milhares de variedades de queijos num só espaço? Parece que o seu sonho está prestes a realizar-se.

A próxima edição contará com um júri de 250 especialistas que avaliarão mais de 4500 queijos de mais de 40 nacionalidades.

“São, pelo menos, 4.500 queijos a concurso, o recorde são 4.560 e nós queremos muito batê-lo”, anunciou o responsável pela organização do WCA, Bruno Costa.

Uma edição especial

"Um evento de queijos verdadeiramente global", é como se apresenta o World Cheese Awards. Aqui não faltará cor, textura, consistência e, claro, sabor.

Em Viseu, entre os dias 15 e 17 de novembro, os maiores produtores e afinadores mundiais com "paladar exigente" vão juntar-se para uma competição única.

Os World Cheese Awards 2024 destacam-se ainda por incluírem o maior contingente de jurados portugueses na história da competição.

Feitas as contas, estarão ali 35 profissionais, desde especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, a outros profissionais da indústria.

Esta iniciativa, que trará a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores do Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América e até do Brasil, conta ainda com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao público.

“Estamos entusiasmados por levar os World Cheese Awards a um novo país e região anfitriã, organizando o evento com a cidade de Viseu na 36.ª edição dos prémios”, afirma no mesmo comunicado John Farrand, managing diretor da Guild of Fine Food, organizadora da competição.

youtube video id=dwle5J9QxwM

“Localizada no coração da região vinícola do Dão, Viseu tem uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho, o que a torna um local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal”, conclui. Sim, porque, além do queijo, também o vinho, os enchidos e a doçaria marcarão presença na festa.

Porquê Viseu?

"Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira", justifica (citado pelo jornal Expresso) Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal.

Segundo o mesmo, a escolha da cidade acabou por surgir de forma natural já que a região "possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência", a par de um rico legado histórico na produção de queijo, "ilustrado pelo nosso queijo mais famoso, o Queijo Serra da Estrela", acrescenta.

A história dos “Óscares” do queijo

Nos últimos anos, os “Óscares” do queijo têm vindo a popularizar-se. Criados em 1988, os World Cheese Awards representam o maior evento do mundo para o sector de produção de queijo artesanal.

"Trabalhando em equipas de dois ou três elementos, os juízes identificam os queijos dignos de um prémio de ouro, prata ou bronze", explica o jornal 'Expresso'. Para isso, analisam a casca e o corpo do queijo, a sua cor, textura, consistência e, acima de tudo, o seu sabor.

World Cheese Awards
Tudo é analisado ao detalhe. Foto: Matthew Horwood / World Cheese Awards

“Cada equipa nomeia então um queijo excecional como Super Gold. Estes queijos são identificados como os melhores do mundo e são julgados uma segunda vez por um Super Júri composto por 16 especialistas reconhecidos internacionalmente." São eles que selecionam um queijo para ser o campeão na ronda final de avaliação.

Além dos prémios de Bronze, Prata, Ouro e Super Gold, a distinção máxima, existem troféus específicos por país e por tipo de queijo.

No ano passado, Portugal recebeu, entre várias distinções, o ouro em três queijos. Agora, chegou a vez de se revelar como anfitrião da festa.

As inscrições para participar nesta edição decorrem entre 13 de junho e 16 de setembro e são feitas online, através da página do evento a nível mundial, que nasceu no Reino Unido.

“Este evento é para produção 100% artesanal. Não aceitaremos produtos feitos em fábrica e não interessa se é ou não de região denominada. É artesanal pode participar”, sublinhou Carlos Costa.