“Explosão ártica”: EUA reportou a ST mais baixa da sua História: -78 °C!
Foi registada uma sensação térmica recorde de -78 °C no mítico e extremo Monte Washington na sexta-feira, fomentada por ventos com força de furacão de quase 200 km/h. A presença de ar estratosférico foi comprovada sobre o observatório localizado no cume.
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos informou que na sexta-feira 3 uma poderosa "explosão ártica" sobre o nordeste do país produziu um colapso térmico raramente visto no Monte Washington, com -43 °C de temperatura real e uma sensação térmica sem precedentes que atingia os -78 °C.
O Monte Washington é o pico mais alto do Nordeste dos Estados Unidos, com 1917 metros de altitude, famoso pelas suas condições meteorológicas extremas habituais.
Com ventos com força de furacão de quase 200 km/h, o novo registo de sensação térmica mais baixa jamais registada sobre a superfície dos Estados Unidos destronou o valor anterior de -74,8 °C. Falando em unidades Fahrenheit, antes desta sexta-feira apenas três vezes tinham sido registadas sensações térmicas inferiores a -100 °F.
Frio mortal: congelação em menos de um minuto
O observatório do Monte Washington (MWOBS) está lotado durante todo o ano. As autoridades alertaram com antecedência para o frio extremo e potencialmente mortal que seria sentido na região.
"Nestas condições de frio brutal, o risco de hipotermia e de queimaduras por congelação será exponencial. Estas condições de frio glacial irão rapidamente roubar-lhe o calor corporal, com a possibilidade de se desenvolverem queimaduras por congelação na pele exposta em menos de um minuto, escreveu Alexis George, uma meteorologista do Mount Washington Observatory (MWOBS).
A perita salientou que pequenos erros podem ser mortais, tais como um simples deslize ou óculos embaciados. Além disso, com este estado do tempo, os serviços de salvamento e resgate terão dificuldade em responder eficazmente a qualquer emergência.