Explore o Universo sem sair de casa!
O cosmos distante não está fora do seu alcance. Pode explorar o Universo sem sair do conforto do seu sofá. Aqui propomos-lhe algumas sugestões!
Estar tanto tempo em casa não significa que não possa explorar as magníficas dádivas que o Universo tem para oferecer. Imagens bonitas e tours através de galáxias e nebulosas distantes podem ser consultados diretamente do seu computador. É com este estado de espírito, que lhe pretendemos mostrar aqui alguns dos sites gratuitos que podem enviar o Cosmos diretamente para si - sem necessidade de vôos espaciais.
Veja a NASA TV
Já alguma vez se perguntou como é o mundo a partir da Estação Espacial Internacional? Deseja ver um astronauta falar a partir do espaço? A NASA TV é o lugar perfeito para ver isto e muito mais. Este serviço gratuito de vídeo está disponível 24 horas por dia e pode ser consultado no YouTube e no site da NASA. Ao longo do dia, tem a possibilidade de assistir a diretos de astronautas a dar palestras acerca de microgravidade, cientistas da NASA a explicar as próximas missões, e até mesmo assistir a um direto se se sintonizar no horário correto.
Apesar da atual pandemia do coronavírus ter trancado muitos de nós em casa , agora é a altura perfeita para explorar o site da agência espacial NASA at Home, que está repleto de links para podcasts, vídeos, e-books, tours virtuais e muito mais. Se estiver interessado em folhear imagens estáticas de maravilhas do Cosmos, a NASA tem também ao seu dispor uma enorme coleção de fotos interestelares que são completamente gratuitas e abertas ao público.
Vídeos e imagens da ESA
O site da Agência Espacial Europeia (ESA) é muito parecido com o da NASA, na medida em que dispõe de imensos vídeos interessantes e educativos para ver. Faça um tour pelos bastidores do site da ESA, recém lançado na Guiana Francesa, ou ouça os especialistas a discutir os planos e os desafios das próximas missões. Sendo uma das agências espaciais líderes mundiais, o site da ESA foi projetado para abranger o público em geral. Para além de acolher milhares de vídeos e dezenas de milhares de imagens , a ESA também faz livestreams no seu próprio canal: o ESA Web TV.
A página inicial do Telescópio Espacial Hubble
O mais famoso telescópio espacial da história - uma missão conjunta da NASA e da ESA - possui o seu próprio website com ‘toneladas’ de informação acerca de exoplanetas, nebulosas, estrelas, galáxias, e muito mais. Pode admirar coleções de milhares de fotografias, vídeos incontáveis e artigos informativos.
O Hubblesite.org oferece-lhe vasto conhecimento num só lugar. Pouco importa se está à procura de factos rápidos acerca do Telescópio, a sua missão, a sua ciência, ou se apenas está em busca das últimas notícias sobre o Hubble, o portal online do Telescópio tem tudo o que procura. O site também dispõe de recursos educacionais para ajudar ao ensino da próxima geração no que toca à missão do Hubble e à Astronomia como uma ciência tanto fácil como divertida!
Cosmos: Possible Worlds
Em 1980, Carl Sagan fascinou o mundo quando apresentou uma série de televisão humilde, cativante e, acima de tudo, acessível, chamada Cosmos: A Personal Voyage. Este programa, escrito por Sagan, por Steven Soter, e pela vencedora do prêmio Peabody e Emmy, Ann Druyan (que se casou com Sagan em 1981) - explorou pensativamente as maravilhas do Universo, bem como o nosso lugar nele.
Em 2014, quase duas décadas após a morte de Sagan em 1996, Soter e Druyan juntaram-se novamente como escritores para reiniciar a série com uma nova temporada chamada Cosmos: A Spacetime Odyssey. Desta vez, o programa foi apresentado por Neil deGrasse Tyson, o famoso astrofísico e diretor do Hayden Planetarium em Nova Iorque.
No início de março, 40 anos após Sagan ter trazido pela primeira vez o cosmos longínquo para as nossas salas, a terceira e mais recente temporada do espetacular - Cosmos: Possible Worlds – estreou em Portugal no passado 9 de março. A propósito, não se esqueça de sintonizar no National Geographic todas as segundas-feiras às 22h10.