Évora recebe reunião anual da União Europeia das Associações de Gestão da Água
A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) é a anfitriã da reunião anual da União Europeia das Associações de Gestão da Água, que vai debater em Évora a gestão e armazenamento da água e as políticas europeias para o setor. Também será apresentada a iniciativa do Governo "Água que Une".
Portugal acolhe este ano a reunião anual da European Union of Water Management Associations (EUWMA), a organização de topo da União Europeia que representa as organizações gestoras de água de 10 Estados-membros (Bélgica, Itália, Hungria, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Reino Unido, Roménia e Holanda).
Évora é a cidade escolhida para receber o evento, cuja organização cabe à FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal e que terá lugar de 8 a 10 de setembro. A gestão e armazenamento da água é o tema central deste encontro anual, durante o qual também será apresentada a iniciativa do Governo "Água que Une".
Esta iniciativa é um compromisso com a gestão sustentável da água, através de uma abordagem holística, multissetorial e colaborativa e que resulta de uma estratégia interministerial. O grupo de trabalho, designado pelos ministérios da Agricultura e do Ambiente, é liderado por Carmona Rodrigues, presidente do grupo Águas de Portugal.
No último dia do mês de julho, e comparativamente ao último dia do mês anterior, a Agência Portuguesa do Ambiente tinha verificado “uma descida” no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas. Das 58 albufeiras monitorizadas, 19 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 12 tinham disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
A 31 de julho, Alqueva apresentava um volume acumulado de 3554.37 hectómetros cúbicos de água.
Gestão e armazenamento da água na UE
A nível europeu, os responsáveis das várias associações europeias de gestão da água vão aproveitar a reunião anual da EUWMA, em Portugal, para debater os assuntos de gestão corrente anual da Associação, entre eles a gestão e armazenamento da água no espaço de cada um dos países membros.
Numa outra vertente, a Lei do Restauro da Natureza, a gestão do risco de inundações e as necessidades de regulação dos agroecossistemas antrópicos também estarão em análise.
O programa da reunião anual da EUWMA inclui ainda uma visita ao Posto de Observação do Alqueva.
Além da irrigação para fins agrícolas, Alqueva também produz energia hidroelétrica em modo reversível e em total complementaridade com outras energias renováveis (fotovoltaica), assim como garante o abastecimento público e industrial, a preservação do ambiente e do património, o ordenamento do território e o desenvolvimento de atividades turísticas. José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA, será o responsável pela apresentação do projeto do Alqueva.
Recorde-se que a água armazenada na bacia de Alqueva também tem servido os agricultores espanhóis da região de Huelva, que há mais de 20 anos a esta parte regam milhares de hectares de terras, a partir de 39 captações legais que foram instaladas quando a barragem foi construída.
A água retirada do rio Guadiana, que nunca tinha sido monitorizada pelo governo espanhol, está agora a ser contabilizada, com vista à assinatura de um acordo de regularização com Portugal. A dívida já foi assumida pela ministra do Ambiente de Espanha, Teresa Ribera, em reunião com a ministra do Ambiente e da Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho.
EUWMA agrega 10 países-membros
Os membros da EUWMA visitarão também a cidade de Évora e a Fundação Eugénio de Almeida. No âmbito da reunião será igualmente efetuada a passagem da presidência para o mandato 2024/2025.
A FENAREG, fundada em 2005, agrega 33 associados que representam mais de 28 mil agricultores regantes, que significam mais de 98% do regadio organizado nacional.
Por sua vez, a EUWMA, criada em 1996 com o objetivo de aumentar a cooperação entre as associações europeias de gestão da água, promove o intercâmbio de conhecimentos e de melhores práticas entre os seus membros. É integrada por 10 países: Bélgica, Itália, Hungria, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Reino Unido, Roménia e Holanda.