Europa investe em novas rotas de comboio e alta velocidade para revolucionar o setor do turismo
A Europa está a investir em novas rotas de alta velocidade e serviços noturnos de comboio, oferecendo aos viajantes uma alternativa sustentável e prática aos voos de curta distância. Entre as novidades estão as ligações diretas Paris-Berlim e Amesterdão-Bruxelas.
Num contexto em que a sustentabilidade se torna cada vez mais importante, as viagens de comboio estão a ganhar força na Europa como alternativa aos voos de curta e média distância.
O continente, com uma vasta rede ferroviária, está a expandir-se ainda mais através de novas rotas de alta velocidade e de comboios noturnos modernos, que possibilitam viagens rápidas e confortáveis entre algumas das maiores cidades europeias. Também se espera que Portugal venha a receber a alta velocidade até 2030. Ainda assim, onde estão os melhores exemplos?
Novas rotas de alta velocidade: ligação rápida entre capitais europeias
Países como França, Alemanha e Itália, entre outros, estão a impulsionar uma verdadeira “revolução ferroviária”, que promete transformar a mobilidade e reduzir drasticamente a pegada de carbono.
Atualmente, o impacte ambiental das viagens aéreas de curta distância é notório. Uma viagem de avião entre Londres e Paris emite até 14 vezes mais CO₂ do que o mesmo percurso de comboio. Para muitos, as opções de viagens em alta velocidade ou em horário noturno representam uma nova maneira de explorar o continente de forma mais responsável e agradável.
Desde 2023, vários serviços de comboios noturnos foram lançados, ligando cidades como Viena, Bruxelas, Amesterdão e Praga. E há ainda mais novidades para o final de 2024 e durante 2025, com rotas promissoras que ligam o coração da Europa a regiões mais remotas, como os Alpes e as Dolomitas.
Entre as rotas de alta velocidade mais aguardadas está o novo serviço Paris-Berlim, uma parceria entre a Deutsche Bahn (DB) da Alemanha e a Société Nationale des Chemins de fer Français (SNCF) de França, que promete reduzir o tempo de viagem para apenas 8 horas a partir de dezembro de 2024.
Atualmente, esta rota de comboio exige uma paragem e pode demorar entre 9 e 10 horas e meia. Esta nova linha tornará possível viajar entre as duas capitais de forma direta, rápida e com maior comodidade, tornando-se uma escolha viável e ecológica face aos voos.
Também de destacar é a rota Amesterdão-Bruxelas, que será servida pelo novo Eurocity Direct, um comboio de alta velocidade que reduzirá o tempo de viagem entre as duas cidades para apenas 2h15, menos 45 minutos do que a duração atual.
Com início a 15 de dezembro de 2024, esta nova rota incluirá paragens em cidades como Antuérpia e Roterdão, facilitando conexões rápidas para outros destinos na Europa. Esta expansão responde a um aumento da procura por viagens de alta velocidade, que oferecem uma alternativa mais conveniente e confortável para deslocações transfronteiriças.
E já ouviu falar sobre os novos comboios noturnos? Dormir numa cidade e acordar noutra parece ser solução
Os comboios noturnos estão a voltar com grande força e tecnologia aprimorada, o que possibilita, designadamente junto dos mais jovens, colecionar mais cidades de visita. O Nightjet, operado pela ÖBB, a companhia ferroviária austríaca, lançou recentemente uma série de serviços noturnos que ligam Viena a destinos como Bruxelas, Roma e até Veneza.
Este último, um percurso que dura aproximadamente 15 horas, parte de Viena ao início da noite e chega à cidade italiana na manhã seguinte. Para além de encurtar o tempo de viagem e oferecer uma experiência única, os novos comboios Nightjet são equipados com cabines privadas, Wi-Fi gratuito e carregadores sem fios, tornando a viagem uma experiência mais prática e confortável.
Outro destaque é a rota Bruxelas-Veneza, programada para começar em fevereiro de 2025. Operada pela startup belga European Sleeper, esta linha permitirá que os passageiros viajem diretamente de Bruxelas a Veneza, com paragens em locais icónicos, como Antuérpia, Munique e Innsbruck, o que a torna ideal para esquiadores e turistas que pretendam explorar os Alpes austríacos e as Dolomitas italianas.
O comboio partirá duas vezes por semana e proporcionará uma experiência relaxante e completa, onde os passageiros poderão aproveitar a paisagem, descansar e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada de carbono.
E há perspetiva para um futuro sustentável numa Europa com grandes desafios?
A expansão das rotas de comboio em alta velocidade e dos serviços noturnos continua a moldar o futuro das viagens na Europa, oferecendo alternativas para os viajantes preocupados com o seu impacte ambiental. Estes novos serviços refletem um compromisso crescente da comunidade europeia para a promoção da mobilidade sustentável e incentivo para uma mudança nos hábitos de transporte.
Com a implementação de mais rotas nos próximos anos, será possível não só reduzir o tempo de viagem entre várias cidades europeias, mas também promover um estilo de viagem que respeite mais o ambiente, contribuindo para que, a princípio, se promova um continente mais verde e conectado. Portugal pretende entrar para este painel ao ligar o Porto a Lisboa em 1h15 a partir de 2030, tendo um valor estimado de 1,9 mil milhões de euros de despesa associada.