Estranha nuvem brilhante foi vista no céu da China
Um estranho pilar de luz deixou os habitantes perplexos ao erguer-se sobre a cidade de Shenyang na província de Liaoning, no norte da China. O fenómeno foi registado por centenas de pessoas que ficaram assustadas. O governo chinês descartou que se tratasse de algo fora do comum.
Uma misteriosa nuvem em forma de pilar com luzes azuis foi vista no dia 8 de setembro de 2021 na cidade de Shenyang na província de Liaoning, no norte da China. Muitas pessoas que passavam pelo local pararam para registar o momento com fotografias e vídeos da bizarra formação de luz que aparece atrás de um edifício.
As imagens da misteriosa nuvem começaram a circular na Internet e de seguida várias teorias começaram a surgir, sugerindo, por exemplo, que o fenómeno se tratava de um UFO (unindentified flying object - objeto voador não identificado), projeto HAARP (High Frequency Active Auroral Research Program) ou mesmo algo sobrenatural. Contudo, os meteorologistas conseguem explicar o evento.
De acordo com o principal meteorologista, Xia Chuandong, do Departamento de Meteorologia de Liaoning, há dois fatores principais para este fenómeno: o primeiro são as nuvens espessas e finas e o segundo é muito vapor de água. Apesar da explicação, Xia disse que nunca antes vira este fenómeno e que ainda não existe um nome científico para ele.
Aparentemente, este poderia ser um fenómeno ótico causado pela luz do sol que atravessa uma fina camada de nuvem no ângulo perfeito. Isto explicaria porque é que os registos foram feitos apenas de um dos lados do prédio. Possivelmente, o fenómeno não era visto noutros ângulos. A explicação sugerida por Xia faz sentido, visto que havia uma neblina fina com nuvens estratiformes na altura dos prédios.
A nuvem sobre o prédio parecia ter tentáculos que se estendiam por vários metros nas laterais da construção. Isto poderia ser causado pela difusão da radiação solar por trás do prédio. Um fenómeno relativamente parecido com esta nuvem registada na China é o “Jellyfish Cloud” ou nuvem de medusa.
Jellyfish Cloud
A "nuvem de medusa" não é um tipo oficial de nuvem, mas é uma descrição perfeita da sua aparência. A parte mais sólida no topo da nuvem assemelha-se ao corpo da medusa, enquanto a parte fina que se estende verticalmente em direção ao solo representa os tentáculos.
As nuvens de medusa parecem ser nuvens altocumulus, embora nuvens cúmulos e cirrostratus também possam formar estes tipos de nuvens. Constituindo os tentáculos que se estendem até ao solo a partir das nuvens altocumulos está a virga, termo meteorológico que se refere à precipitação que se evapora no ar antes de atingir o solo.
Isto cria um rasto de nuvem fina que se estende da nuvem principal antes de chegar ao nível da atmosfera onde a evaporação é completa. As nuvens medusa desenvolvem-se durante os dias húmidos e com pouco vento.