Estes são os tipos de praia de acordo com a sua areia
Sempre que uma praia é retratada, é normalmente a paisagem idílica de águas cristalinas junto a um mar de areia branca. No entanto, nem todas são assim: aqui mostramos-lhe os diferentes tipos de areia que pode encontrar.
Antes de detalhar os tipos de areia, vamos definir o que é uma praia: uma caraterística geográfica formada por um grande conjunto de sedimentos rochosos depositados na encosta da costa marítima. Cerca de um terço das costas do planeta é ocupado por praias de areia.
Os sedimentos rochosos determinam a cor das praias
Tendo em conta a definição, podemos ter uma ideia da razão pela qual existem praias de cores diferentes, e a razão é clara: os sedimentos. Estes, juntamente com outros fatores, como a composição da zona, as condições climáticas, a flora e a fauna locais ou as correntes marítimas, determinam a cor da areia.
Em suma, não é mais do que um conjunto de diferentes rochas e minerais provenientes das montanhas, que, depois de sofrerem erosão, são transferidos para as praias pelos rios e mares e acabam por se transformar em pó, areia ou cascalho.
Cinco tipos de praia de acordo com a sua cor
Quando pensamos numa praia, pensamos sempre num lugar paradisíaco com areia fina, branca ou dourada, mas há praias surpreendentes de outras cores, algumas delas em Espanha.
Praias de areia branca, as mais conhecidas
Comecemos pelas que suscitam mais entusiasmo, as de areia branca, que devem a sua cor a sedimentos de calcário, ferro, quartzo, gesso e feldspato. Estas praias encontram-se principalmente em bacias intertropicais como a do Mediterrâneo.
De acordo com o Livro de Recordes do Guinness, Hyams Beach, uma praia no Sul da Austrália, é a praia mais branca do mundo, com areia cintilante. Isto deve-se à enorme quantidade de granito de magnésio que contém, que é arrastado para a costa pelos corais da zona.
Areia cor-de-rosa devido aos corais
Este tipo de areia resulta da erosão de restos de corais, ricos em carbonato de cálcio. Segundo os especialistas, o movimento das ondas e a passagem do tempo, somados à bioerosão provocada pelos peixes, fazem com que os corais se quebrem e sejam arrastados para a costa, dando origem à cor rosada.
Este tipo de praia predomina obviamente nas regiões com grandes recifes de coral, como as Bermudas ou as Bahamas. Existem também algumas praias das Baleares com areia cor-de-rosa.
Areia preta em zonas com atividade vulcânica
Em Espanha não são tão comuns, mas as mais conhecidas são as das Ilhas Canárias, que são escuras porque são compostas por sedimentos de basalto e obsidiana, e são típicas de regiões com grande atividade vulcânica, como as Galápagos ou a Islândia.
Praias de areia verde, raras, mas existem!
Talvez se surpreenda ao saber que existem algumas praias com areia desta cor,causada pela presença de olivina, uma pedra semi-preciosa que dá cor às praias verdes, como as da praia de Papakolea, no Havai.
Existem apenas quatro praias com esta cor no mundo. Para além do Havai, há a praia de Talofofofo, em Guam, Cormorant Point, nas Galápagos, e Hornindalsvatnet, na Noruega.
Areia dourada, a mais comum nas nossas costas
E terminamos com aquela que frequenta as nossas costas, as de areia dourada, as mais comuns no Mar Cantábrico, em várias zonas do Mediterrâneo e nas praias do sul de Espanha.
A cor da areia deve-se à erosão das conchas e pedras da zona, onde se destacam minerais como o ferro e o quartzo. Embora sejam normalmente praias de areia fina, tudo depende da força do mar e do facto de este arrastar ou não grandes pedras.