Estes são os sintomas alarmantes de uma insolação, como evitá-los?

Para se manter seguro com temperaturas elevadas, a primeira coisa a fazer é beber bastante água, manter-se hidratado e comer frutos que contenham muita água, como a melancia ou citrinos como limas ou laranjas.

Golpe de calor; insolação
A confusão mental e os desmaios são sintomas de calor extremo.

Perante o calor, pode perguntar-se que efeito tem o calor extremo no nosso corpo? De acordo com os especialistas, as temperaturas elevadas provocam várias alterações no organismo, uma vez que o corpo aquece, os vasos sanguíneos dilatam-se e abrem-se.

Isto provoca uma diminuição da pressão arterial e faz com que o coração trabalhe mais para transportar o sangue por todo o corpo. Este stress pode causar sintomas ligeiros, como erupções cutâneas com comichão ou pés inchados, retenção de líquidos.

Começa também a transpirar, o que leva à perda de fluidos e sal e, mais importante, altera o equilíbrio entre eles no corpo. A combinação destes sintomas com a tensão arterial baixa pode levar a uma insolação ou golpe de calor.

Acrescem outros sintomas como tonturas, náuseas, desmaios, confusão mental, cãibras musculares, dores de cabeça, cansaço, entre outros que têm a ver com a função cognitiva e de memória.

Sintomas por calor extremo
Os médicos alertam para o facto de que, se a tensão arterial baixar demasiado depressa, o risco de ataques cardíacos aumenta.

Mas qual é a razão destas alterações?

O nosso corpo esforça-se por manter uma temperatura interna de cerca de 37,5 °C, quer estejamos no meio de uma tempestade de neve ou numa onda de calor, esta é a temperatura a que o nosso corpo se mantém estável, mas à medida que a temperatura sobe, o corpo tem de trabalhar arduamente para manter a sua temperatura interna baixa.

É por isso que os vasos sanguíneos mais próximos da pele se dilatam para expelir o calor e o suor começa a evaporar-se, a perda de calor é drástica e a pele arrefece.

Para se proteger das altas temperaturas, a primeira coisa a fazer é beber bastante água, manter-se hidratado e consumir sobretudo frutos que contenham muita água, como a melancia ou os citrinos, como a lima ou a laranja. Recomenda-se o uso de roupas largas, ou seja, não justas, de cor clara e feitas de tecidos naturais, como o algodão.

Recomenda-se também o uso de um boné ou chapéu, a procura de sombra e a permanência à sombra, e a utilização de ventoinhas, ventiladores ou aparelhos de ar condicionado para tentar regular a temperatura corporal.

O consumo de álcool deve ser evitado. É também muito importante evitar deixar animais de estimação ou pessoas à espera no carro sob os raios solares. Não se exponha ao sol entre as 11 e as 15 horas, quando os raios solares são mais fortes. Evitar fazer exercício durante as horas de maior calor.

No caso de uma pessoa ao seu cuidado apresentar sintomas de insolação ou golpe de calor, recomenda-se que a ajude a recuperar a temperatura corporal, que a leve para um local fresco e com sombra, que a deite, se possível, no chão e que a ajude a levantar ligeiramente os pés e a mantê-los elevados. Deve ser fornecida muita hidratação.

Recomenda-se também arrefecer a pele da pessoa afetada, quer borrifando-a com água de preferência fria, quer limpando-a com uma esponja ou um pano previamente embebido em água fria ou abanando-a com um ventilador. As compressas frias à volta do pescoço e das axilas também são boas.

Se a pessoa não recuperar dentro de 30 minutos depois de fazer tudo isto, trata-se de uma emergência médica e deve levá-la ao serviço de urgência.