Este rio de água quente é o paraíso dos friorentos este verão
Junto ao rio Caldo, a 15 minutos do Gerês, as águas de nascente criam uma espécie de piscina que não deixará ninguém indiferente.
Bem-vindos de volta, 40 ºC! O mês de julho arrancou com precipitação fraca em alguns locais de Portugal continental, mas não demorará até chegar uma mudança radical.
“Já não era sem tempo”. Apostamos que será este o seu pensamento, principalmente, se estiver de férias. Afinal, quem teria coragem de entrar na água com os dias atípicos que apanharam tantos de surpresa ao longo das últimas semanas? Talvez alguns, se soubessem da existência de um rio com água quentinha tão perto de nós.
Água quente? Sim, a piscina termal de que falamos tem água entre os 35 e os 45 graus todo o ano — e a entrada é gratuita. Mas vamos ao mais importante: onde é que fica este paraíso dos friorentos? Em Lobios, a nove quilómetros da fronteira portuguesa no Gerês.
Uma “experiência indescritível”
Faça chuva, frio ou calor, a poucos quilómetros da fronteira entre Portugal e Espanha, junto ao rio Caldo, existe uma espécie de piscina pública a céu aberto, com água termal quente.
A 15 minutos do Gerês, quem ali já mergulhou não tem dúvidas: é mesmo uma “experiência indescritível”. O melhor é que não é só esta piscina que é gratuita.
Na zona envolvente, que foi recentemente remodelada, pode encontrar ainda uma espécie de praia fluvial, e um café com snack-bar. Porém, não terá qualquer apoio de balneário ou casa de banho. Sugerimos, por isso, que leve o fato de banho já vestido.
Águas com propriedades curativas
Não terá de se preocupar quanto à qualidade da água dos Baños de Rio Caldo (forma como estas termas são conhecidas). “A qualidade bacteriológica é controlada diariamente por uma equipa de técnicos que vazam e enchem de novo a piscina”, lê-se num artigo publicado pela revista ‘NiT’.
Além disso, estas águas bicarbonatadas, sódicas e cloretadas, que provêm de nascentes a mais de 70 graus, têm propriedades curativas, que combatem, por exemplo, o reumatismo ou doenças de pele.
Calma, não se assuste com a temperatura da água. É verdade que esta sai de nascentes a 70 graus, mas, após misturar-se com a água fria do rio, desce para uns suportáveis 45. Se para alguns poderá ser um cenário aflitivo, para os mais friorentos será mesmo o panorama que permitirá dar um mergulho este verão.
O fenómeno das águas termais nesta zona de raia seca, ficou a dever-se a uma grande fratura, nas imediações da Fronteira da Portela do Homem, que naquela área de charneira entre os Vales do Homem e do Lima, jorra direitinha para ambos os países.
E, se quiser um conselho de amigo, experimente conhecer este destino nos dias mais cinzentos (daqueles em que nem quer pensar em estar na praia).
Para chegar às termas basta atravessar o Parque Nacional da Peneda-Gerês pela estrada que leva à Portela do Homem, a N-308-1. Após passar a fronteira, tem apenas de continuar em frente, pela OR-312. Encontrará depois as placas que indicam que chegou a Torneiros, província de Ourense, e verá, depois, outra com a indicação da aldeia de Los Baños. Ali terá de virar à direita e chegará à estância termal.
Quando estiver pela zona, aproveite para visitar as termas romanas de Bande, também gratuitas, que ficam a cerca de 15 quilómetros de Lobios. Por lá vai encontrar mais piscinas, com diferentes temperaturas — mas mais turísticas.
Caso não queira levar uma caravana, a região tem vários hotéis, onde poderá ficar hospedado durante a escapadinha.