Este refúgio no deserto é perfeito para fugir das conversas entediantes e dormir sob as estrelas

Está à procura de um lugar onde se possa desconectar verdadeiramente e admirar um céu estrelado sem interrupções? O Folly Mojave, um refúgio futurista no deserto californiano, oferece exatamente isso. Aqui o silêncio absoluto e a beleza deslumbrante do deserto, serão as suas únicas companhias.

Folly Mojave
Uma proposta longe de tudo.

Retiros imersos na tranquilidade do deserto e que exploram os efeitos transformadores do isolamento já são bem conhecidos, mas há um hotel no coração da Califórnia, entre a Reserva Nacional de Mojave e o Parque Nacional Joshua Tree, que eleva essas experiências a um novo nível.

Todos os anos, o deslumbrante Parque Nacional Joshua Tree atrai multidões fascinadas pelo contraste entre as suas imponentes formações rochosas e a surpreendente vida que floresce na paisagem aparentemente árida. Embora o deserto possa parecer desolado à primeira vista, ele esconde uma vitalidade subtil — principalmente, nos últimos anos.

Com uma paisagem única, marcada por solos avermelhados e enormes rochas escarpadas, este tornou-se o cenário perfeito para alguns dos alojamentos mais incríveis e inusitados do mundo. Entre construções que parecem ter saído de um filme de ficção científica e outras que se fundem perfeitamente com o ambiente, o Folly Mojave surge como uma nova joia neste oásis.

Inaugurado em novembro de 2023, e criado pelo arquiteto Malek Alqadi, o Folly Mojave não só reflete a beleza estonteante do deserto como convida os hóspedes a uma imersão profunda na serenidade da natureza.

“É o mais recente membro da coleção de experiências de isolamento da marca Folly. Este refúgio de 80 hectares redefine o conceito de luxo no deserto, oferecendo um espaço onde a paisagem é a verdadeira protagonista”, lê-se na revista ‘Versa’.

Um verdadeiro oásis no deserto

Imagine um hotel que parece ter saído diretamente de um filme futurista, mas com um toque vintage e uma pitada de aventura. Este é o Folly Mojave, uma joia escondida no meio do deserto de Mojave, onde a definição de luxo é acordar com a vista de um oceano de dunas douradas e adormecer com um céu estrelado que parece uma pintura.

Folly Mojave
Uma estrutura pensada ao detalhe.

“O retiro minimalista foi projetado para se integrar perfeitamente com o ambiente e paisagem. Ao longe pode ser difícil avistá-lo, mas à medida que aproximamos surge a suite no terreno rochoso”, explica a revista ‘NiT’.

“A arquitetura e os interiores atuam como um abrigo confortável dos elementos, permitindo uma experiência imersiva ao ar livre”, lê-se no site oficial do projeto.

O Folly Mojave não é só um lugar para ficar — é uma experiência. Os quartos, que mais parecem cápsulas de outro planeta, são minimalistas, sustentáveis e completamente integrados na paisagem. Nada de televisões gigantes ou banheiras com hidromassagem; aqui, o luxo é a natureza crua, o silêncio absoluto e aquela sensação indescritível de estar longe de tudo e de todos.

O hotel foi feito para isso mesmo: para testar aventureiros de coração, mas com gosto refinado.

A arquitetura é mesmo um espetáculo de outro mundo, diríamos: cada estrutura foi projetada para ser tanto funcional quanto esteticamente incrível, usando materiais locais e design inteligente para criar um espaço que é ao mesmo tempo, moderno e acolhedor. E não se preocupe, aqui há internet, sim — mas, apostamos que o que vai querer mais é desligar tudo e aproveitar apenas o assombro natural ao seu redor.

No Folly Mojave, as noites são estreladas como nunca viu, perfeitas para contemplar o universo ou simplesmente relaxar em frente a uma fogueira, sem a poluição luminosa da cidade. É o tipo de lugar para onde vai para se perder no tempo e sair com uma nova perspetiva sobre o que realmente importa.

Um retiro minimalista, mas pensado ao pormenor

Nada ali foi deixado ao acaso. A estrutura é formada por paredes simples de betão moldadas em tábuas com detalhes mínimos de madeira e acessórios de aço. Um design influenciado pela arquitetura antigo do local de nascimento de Alqadi, Jordânia, e pelas torres chullpas do Peru.

Folly Mojave atua como um espaço divino derivado da natureza, acolhendo hóspedes que buscam bem-estar, cura e autorreflexão”, disse o arquiteto à revista ‘Magazine’. Com pouco mais de 800 metros quadrados, o alojamento é composto por três estruturas autónomas, que incorporam os quatro elementos da natureza e que simulam aparecer e desaparecer na paisagem sob a forte luz do dia.

youtube video id=2x-aDTLm1zc

Na suite Water encontra-se uma “cama majestosa”, cozinha totalmente equipada, tetos altos, um chuveiro e um terraço ao ar livre que também pode funcionar como um segundo quarto, para quem preferir adormecer a olhar para as estrelas. A outra suite (Fire + Stone e Wind) ostenta um “encanto bruto e monolítico” e oferece vistas incríveis através das janelas amplas” para o deserto.

A escolha dos materiais para este projeto representa a “resiliência do deserto, um aceno subtil à ligação entre o engenho humano e o mundo natural.”

Pode-se mesmo dizer que tudo ali foi pensado ao detalhe — incluindo os painéis solares que surgem em forma de árvores, plantadas ao lado de cada suite. Estes aumentam a eficiência energética e convidam os hóspedes a experimentar tecnologias inovadoras em primeira mão.

O Folly Mojave esforça-se por funcionar como uma micro-rede autossuficiente, com o sol a ser a principal fonte de energia, desligando-se verdadeiramente dos serviços externos”, observa Alqadi.

Há ainda uma terceira estrutura ao ar livre, o Pavilhão Mara, projetado para várias atividades de bem-estar, como noites de cinema, aulas de ioga, banhos sonoros e encontros íntimos. Dentro do pavilhão existe uma sauna, sala de vapor, piscina fria de imersão e outra aquecida.

“Para aqueles que procuram uma experiência gastronómica no meio do deserto, o hotel possui uma área privada, localizada a uma curta distância de carro ou a pé, que oferece jantares à luz da fogueira”, acrescenta a revista ‘NiT

Este posto oferece “uma experiência única de churrasco no meio da deslumbrante paisagem desértica”. “Desfrute de uma refeição na fogueira no ambiente sereno da natureza, enquanto ouve o silêncio do deserto e observa as estrelas acima”, desafiam os responsáveis.

Feitas as contas, esta unidade tem capacidade para receber até quatro hóspedes, garantindo total privacidade e isolamento a quem estiver hospedado numa das suites.

Uma proposta exclusiva

Aninhadas no meio da paisagem indomável do deserto, as Folly Suites são santuários compostos por uma arquitetura que reflete a essência dos elementos naturais que as rodeiam. Inspirados pela simplicidade do design da natureza, estes retiros íntimos oferecem uma mistura perfeita de vida interior e exterior, convidando os hóspedes a mergulharem na natureza selvagem”, pode ler-se sobre a experiência no site da propriedade.

Folly Mojave
Para relaxar completamente.

Se está à procura de um destino onde o inusitado encontra a descontração total, o Folly Mojave deverá estar nos seus locais a conhecer. Quem disse que luxo precisa de ter paredes de mármore e serviço de quarto 24 horas? Às vezes, tudo o que precisa é do deserto, uma cabana estilosa e um céu cheio de estrelas.

Mas, atenção, porque o preço da estadia não é para todos. Uma noite, independentemente do número de hóspedes, custa algo como 1450 dólares (cerca de 1344€ à atual taxa de câmbio).