Este é o casuar, o pássaro mais perigoso do planeta que ataca como um Velociraptor

Se encontrar uma delas, é melhor não se aproximar: apesar da sua aparência inocente de avestruz, esta ave é um dos animais mais agressivos do planeta. De tal forma que já foi comparado a um velociraptor.

Casuar
É um animal bastante tímido e feroz se não o incomodar. Mas se se sentir intimidado, ataca com tanta força que chegou a comparar-se ao velociraptor.

Se pensarmos num animal muito perigoso da Austrália, pensamos provavelmente num crocodilo, ou numa cobra venenosa, quando na realidade existe um que é seguramente mais nocivo do que qualquer outro, o casuar.

Uma ave muito perigosa relacionada com as aves pré-históricas

É uma ave de aspeto pré-histórico pertencente ao género Casuarius e que se encontra na Austrália e na Papua-Nova Guiné. Depois da avestruz, é a segunda ave mais pesada do mundo, e apesar de ser mais pequena em tamanho, é muito mais feroz, razão pela qual é considerada a ave mais perigosa do mundo.

Esta ave peculiar pertence à família das aves ratites e partilha os antepassados com as avestruzes e as emas. No entanto, a sua aparência não é nada parecida com a dos seus parentes mais velhos.

Com uma plumagem negra e um impressionante capacete na cabeça, o casuar parece ter saído de um canto perdido no tempo. Mas é a sua pata, dotada de uma garra afiada de até 12 centímetros, que faz dele uma ameaça letal que usa para se defender de predadores ou de qualquer intruso no seu território.

youtube video id=vX8M17v_4Rc

Comportamento agressivo e territorial

Embora a majestade do casuar seja inegável, a sua reputação de ave mais perigosa do mundo não se baseia apenas na sua aparência imponente. E quando se sente ameaçado, não hesita em atacar com ferocidade.

A sua atitude territorial manifesta-se especialmente durante a época de acasalamento, quando os machos competem ferozmente pela atenção das fêmeas.

velocidade
De cores vivas, o casuar é um animal muito veloz, pode atingir 50 quilómetros por hora e é capaz de nadar e saltar até 1,5 metros.

Uma população em crescimento devido às ameaças que enfrenta

Apesar da sua reputação temível, o casuar enfrenta um sério problema em termos de conservação. A desflorestação, os ataques de cães e a caça furtiva representam ameaças constantes para a população destas majestosas aves.

A sensibilização e a preservação do seu habitat natural tornaram-se elementos cruciais para garantir a sobrevivência desta ave e manter o equilíbrio ecológico nas florestas onde vive.

E, na realidade, esta espécie de ave é muito pacífica, apenas procura viver tranquilamente nas selvas tropicais, para cuja subsistência é essencial. Muitas plantas precisam que as suas sementes passem primeiro pelo sistema digestivo da grande ave para germinarem, pelo que é uma peça fundamental na sua reprodução.

Numerosos ataques, mas apenas um morto

Apesar de ser considerada a ave mais perigosa do mundo, com cerca de 150 ataques a humanos registados, até agora o casuar só matou uma pessoa, e foi na Austrália.

Trata-se de um rapaz de 16 anos que já tinha tentado matar o casuar batendo-lhe com paus, com tanto azar que acabou por cair no chão e foi pontapeado pela ave no pescoço.