Estas serão as zonas mais quentes de Portugal este fim de semana de acordo com os nossos mapas de temperatura
O calor está de volta à nossa geografia e pode alcançar o seu pico ainda hoje. Saiba aqui quais os locais mais quentes de Portugal continental e se o calor se vai manter.
Os dias quentes continuam e estima-se que hoje seja alcançado o pico das temperaturas, face a este episódio de calor, sentido em praticamente todo o continente português.
As máximas de hoje chegaram aos 36 ºC em Évora e Santarém, seguidos de 35 ºC no distrito de Beja, ainda que os termómetros ultrapassem os 30 ºC em praticamente todo o país, com exceção do Minho litoral, nordeste transmontano e ilhas. Também o distrito da Guarda não deverá registar temperaturas acima dos 26 ºC.
Desta forma, o IPMA lançou vários avisos amarelos devido à temperatura elevada persistente, para os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre, Santarém e Setúbal, que estiveram ativos até às 18h de hoje.
Contudo, espera-se um pequeno alívio das temperaturas máximas para o dia de amanhã, principalmente para o sul do país, onde Lisboa poderá sentir uma diminuição de 9 ºC, ainda que a temperatura se mantenha quente, rondando os 25 ºC.
No domingo poderão haver algumas variações, mas nada de significativo, pelo que a máxima esperada é de 34 ºC para Santarém. Todavia, na região Norte esperam-se temperaturas máximas entre os 24 ºC, para o distrito de Viana do Castelo, e os 29 ºC para o distrito do Porto.
Com estas elevadas temperaturas máximas, como fica a amplitude térmica? Serão as noites mais quentes?
É importante referir que a amplitude térmica nestes dias poderá ser significativa principalmente nos distritos do interior Centro e Sul, pois as temperaturas diurnas serão acima dos 30 ºC e as noturnas não deverão alcançar os 18 ºC. Temos os exemplos de Castelo Branco e Portalegre que podem registar uma diferença de cerca de 14 / 15 ºC entre as máximas e as mínimas.
Porém, é esperado que a amplitude térmica a nível nacional varie entre os 10 ºC e os 15 ºC, nos próximos dias. Contudo, mesmo assim, são esperadas noites amenas em praticamente todo o território, com exceção da região Norte, onde Bragança, por exemplo, poderá registar mínimas de 8 ºC já na próxima madrugada, e do distrito da Guarda, onde as mínimas não deverão ultrapassar os 11ºC.
Quanto ao litoral norte, Viana do Castelo deverá ser o distrito com as noites mais frescas, podendo a mínima baixar até aos 14 ºC, também na próxima madrugada.
Com isto, e tendo em conta as várias atualizações diárias dos nossos mapas, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões!