Estas são as cidades mais felizes de Portugal segundo o Happy City Index 2024

Todos os anos o Instituto para a Qualidade de Vida elabora o ranking das 250 cidades mais felizes do planeta. Em Portugal são cinco as cidades que preenchem os rigorosos critérios estabelecidos para alcançar a felicidade em meio urbano. Venha conhecê-las.

Happy City Index 2024
Descubra abaixo as cidades que constam no Top10 mundial e as únicas 5 cidades portuguesas que se situam nas 250 mais felizes do planeta.

De acordo com o Happy City Index - ranking elaborado pelo Instituto para a Qualidade de Vida (Institute for Quality of Life, em inglês) com o objetivo de definir as 250 cidades mais felizes do planeta anualmente, Portugal possui, neste ano de 2024, cinco cidades neste disputado concurso.

Infelizmente, segundo os critérios estabelecidos para alcançar um lugar nas primeiras 37 cidades mais felizes do mundo, designadas como Golden “Happiest” Cities - em português seria algo como “cidades douradas mais felizes” - Portugal não possui qualquer cidade na primeira de três partes do ranking.

A segunda e terceira partes do Happy City Index 2024 - Silver Cities (“Cidades Prateadas”) e Bronze Cities (“Cidades de Bronze”) - correspondem, respetivamente, desde a 38ª à 100ª, e da 101ª à 250ª cidade mais feliz. Para encontrarmos a primeira cidade portuguesa neste ranking teremos de descer quase até ao fundo da lista das cidades prateadas - 96º lugar - para dar de caras com Lisboa, a maior cidade de Portugal continental e também a capital do nosso país.

“(...)não é possível identificar uma cidade que possa ser considerada unanimemente a melhor em termos de assegurar a felicidade dos seus cidadãos numa perspetiva de longo prazo. (...) Por isso, não criámos um ranking que avaliasse qual a cidade mais feliz. Com objetividade, no entanto, conseguimos designar um grupo de cidades que formam uma classe das cidades mais felizes do planeta. Todos os anos, este número é diferente, consoante os indicadores e os valores de pontos recebidos dos nossos relatórios”. - Instituto para a Qualidade de Vida, 2024.

Quais foram os parâmetros utilizados para encontrar as cidades mais felizes do mundo em 2024?

Segundo é possível perceber, os investigadores do Instituto para a Qualidade de Vida dividiram a sua análise científica em 5 principais temas para poderem desvendar o que entendem como “felicidade”, sendo que “o ranking foi criado com base em milhares de indicadores minuciosamente desenvolvidos pelos nossos investigadores que se relacionam diretamente com a qualidade de vida e o sentimento de felicidade dos seus residentes”.

De acordo com o Instituto, “não analisamos a felicidade de um indivíduo imaginário em cada local do mundo, mas sim a das pessoas que vivem efetivamente nessas cidades”.

Os temas desdobrados na investigação levada a cabo pelos cientistas foram os seguintes: Cidadãos, Governança, Ambiente, Economia e Mobilidade. A cada um destes indicadores foi atribuída uma pontuação máxima e uma pontuação total (soma de todos os indicadores).

As dez primeiras cidades do ranking são: Aarhus (Dinamarca), Zurique (Suíça), Berlim (Alemanha), Gotemburgo (Suécia), Amesterdão (Países Baixos), Helsínquia (Finlândia), Bristol (Reino Unido), Copenhaga (Dinamarca), Genebra (Suíça) e Munique (Alemanha). A Dinamarca, a Alemanha e a Suíça são os países mais representados nas primeiras 10 posições do Happy Cities Index 2024.

Para chegarem até aqui os investigadores salientam o facto de saberem que a felicidade humana é determinada por múltiplos fatores distintos e que anualmente fazem todos os esforços para avaliar de forma objetiva e fiável o que é mais importante para os habitantes das cidades, baseando-se nisso para avaliar o sentimento de felicidade.

ÁreaCategoria
sistema educativoCidadãos
inclusão social dos residentesCidadãos
Produto Interno Bruto e Produtividade Economia
envolvimento dos residentes nos processos de tomada de decisão Governança
transparência no funcionamento e abertura dos dados Governança
acessibilidade dos serviços públicos eletrónicos Governança
gestão dos recursos naturais, incluindo as fontes de energia renováveis Ambiente
inovação e criatividade dos residentes Cidadãos
estratégias conscientes Governança
utilização das tecnologias da informação e da comunicação nos transportes Mobilidade
inovação e criatividade das empresas Economia
luta contra a poluição Ambiente
gestão de resíduos, águas residuais e reciclagem Ambiente
acessibilidade e eficiência dos transportes públicos Mobilidade
disponibilidade de zonas verdes Ambiente
acesso à cultura, incluindo bibliotecas Cidadãos
espírito empresarial Economia
segurança do sistema de transportes Mobilidade
flexibilidade do mercado de trabalho e desemprego Economia
Domínio das TIC como esfera de atividade e sua disponibilidade nas empresas Economia
proteção da biodiversidade Ambiente
abertura dos dados relativos aos transportes Mobilidade
disponibilidade de transportes multimodais Mobilidade
internacionalização das empresasEconomia
Fonte: adaptado de Happy City Index 2024.

Fazem-no com base na análise de informações objetivas, dados abertos e entrevistas realizadas com residentes, ou seja, investigação quantitativa. Este procedimento permitiu-nos distinguir e, assim, avaliar as cidades em 24 áreas de atividade diferentes, divididas em 5 temas ou categorias-chave (expostos acima na tabela).

Segundo se pode ler no site, cada uma das áreas tem um significado diferente, um peso diferente e pertence a uma de cinco categorias diferentes. A sua ordem não é aleatória e cada uma delas afeta de forma diferente o resultado global da cidade como um lugar com residentes felizes.

Lisboa Happy City Index 2024
Apesar de já ser considerada uma "Cidade Prateada", Lisboa aparece entre as 100 cidades mais felizes do mundo em 2024.

As cinco cidades mais felizes em Portugal, de acordo com o Happy City Index

Tal como anteriormente mencionado, Lisboa aparece num modesto 96 º lugar, já quase no fundo das “Cidades Prateadas”, porém, é mesmo a cidade portuguesa melhor posicionada no ranking, algo que talvez possa ser explicado pelos dois indicadores - Cidadãos (323,8) e Economia (347,4) - em que a pontuação é mais elevada. A capital de Portugal, apesar de todos os seus problemas (como qualquer cidade no mundo) é uma cidade cativante e diversificada, com uma excelente combinação de tradição, modernidade, gastronomia e cultura.

A segunda cidade portuguesa a constar no ranking é também a segunda maior cidade do nosso país: o Porto. Aparece no 119º lugar do Happy City Index atrás de Lugano (Suíça) e antes de Gdansk (Polónia) e já é considerada uma “Cidade de Bronze”. O indicador com a pontuação mais elevada na “Cidade Invicta” é o dos Cidadãos (326,8), sendo que o mais baixo é o do Ambiente (253,5). O Porto é tão fascinante como Lisboa em termos históricos e culturais e oferece uma diversidade de experiências únicas que a tornam autêntica em identidade e em modernidade.

Porto Happy City Index 2024
O Porto é a segunda cidade portuguesa melhor classificada entre as únicas cinco cidades do nosso país que aparecem no Happy City Index 2024.

As restantes cidades portuguesas no Happy City Index são: Faro (146º lugar), Aveiro (175º lugar) e Funchal - Região Autónoma da Madeira (199º lugar). O tema que obteve a pontuação máxima na capital da região do Algarve foi Economia (319,9). Na “Veneza Portuguesa” - Aveiro - o tema com pontuação mais alta foi o do Ambiente (277,2). A título de curiosidade esta cidade portuguesa surge precisamente antes da famosa e prestigiante cidade universitária de Oxford, situada no Reino Unido.

Por último, o tema que mais se destaca na cidade-berço de Cristiano Ronaldo, considerado o melhor futebolista da História de Portugal e um dos melhores de sempre do desporto-rei é o de Cidadãos. A capital da Ilha da Madeira - Funchal foi classificada com um valor de 280,8 neste tema.

Mas nem tudo é um mar de rosas...

Não obstante, os grandes problemas existentes nas duas maiores cidades de Portugal - que dão o nome às duas únicas Áreas Metropolitanas do país e absorvem a maioria do capital humano das cidades em redor - são: o aumento do custo de vida, exacerbado pela inflação que assola a Europa e o Mundo e aos quais se soma os salários normalmente baixos e inferiores à média da UE (em muitos casos precários).

Funchal Happy City Index 2024
A capital da Região Autónoma da Madeira é a última cidade portuguesa a aparecer nas 250 cidades mais felizes do mundo, aparecendo em 199º lugar.

Outros problemas são, por exemplo, a escassez de oferta de habitação (e a falta de construção) alinhada com preços adequados ao poder de compra dos cidadãos e a ausência de uma rede de transportes públicos mais eficaz e eficiente que promova a mobilidade sustentável e que desincentive o uso de viatura particular. Por exemplo, as atuais redes de transporte não cobrem com os requisitos de funcionalidade encontrados nas grandes cidades europeias como Berlim, entre outras, quer em frequência de horários, quer na área geográfica abrangida.

Referência da notícia:

Happy City Index #2024. Institute for Quality of Life. 2024.