Estas flores são magníficas... mas mortais para os humanos!
Tulipas, lírios do vale, azevinhos... Sabe o que é que estas plantas têm em comum? Algumas são tóxicas para o ser humano e até mesmo fatais para alguns! Evite plantá-las nos seus jardins.
As tulipas estão a invadir os parques e os jardins nesta estação de primavera. Mas sabia que esta flor, muito comum em França nesta época do ano, é na verdade muito alergénica? E não é a única planta muito difundida que é, de facto, muito tóxica para o ser humano. Algumas são fatais, apesar de as oferecermos para lhe dar sorte! Visão geral das plantas e flores tóxicas. Voltemos primeiro às nossas tulipas. Neste momento, estamos na época alta em França.
A tulipa, de acordo com o seu nome científico, pode ser tóxica se o contacto for repetido. Dependendo da variedade de tulipas (existem cerca de 75) e do teor de tulipalina, esta flor pode provocar reações alérgicas tais como: dermatite de contacto aguda, eczema, desconforto respiratório e problemas gástricos ou intestinais em caso de ingestão.
É também a época do lírio-do-vale. Com os seus pequenos sinos brancos e bonitos, esta flor é tóxica e até mortal! Apesar de um perfume cativante, a Convallaria majalis contém saponóides (que irritam o aparelho digestivo) e glicosídeos cardiotóxicos (tóxicos para o coração).
Dependendo da idade da pessoa (ou do animal) e da quantidade ingerida, as reações vão desde distúrbios digestivos até... paragem cardíaca! Outra planta conhecida e mortal: o azevinho! De nome científico Ilex aquifolium, as folhas e as bagas desta planta são tóxicas para todas as espécies. Se ingerido em doses elevadas, o azevinho pode pô-lo em coma e matá-lo.
Outra planta extremamente tóxica mas menos conhecida: a dedaleira. No entanto, é comum na Europa, nomeadamente em França, bem como no nordeste da América do Norte. Surpreendentemente, esta flor é utilizada para a insuficiência cardíaca. Mas em doses elevadas, provoca alucinações, dores de cabeça, problemas nervosos e até cardíacos que podem levar à morte por paragem cardíaca.
Apesar da beleza desta flor, evite plantá-la no seu jardim se tiver crianças pequenas que possam querer ingeri-la. Tenha cuidado com este pequeno arbusto nesta altura. A vassoura-de-bruxa (o seu nome vem do facto de se poderem fazer vassouras deixando as folhas secar) é uma planta tóxica. As flores e as bagas da Cytisus scoparius são tóxicas. Se as ingerir: suores frios, cianose, dores de cabeça, alucinações ou mesmo coma! Só isso...
E, finalmente, uma planta conhecida pela sua toxicidade: a beladona. O principal problema da Belladonna atropa - para além do seu veneno - é o facto de se assemelhar a certas variedades de cerejas e mirtilos. Sobretudo porque o seu sabor é doce. O que torna esta planta ainda mais perigosa.
Bastam 2 a 5 bagas de beladona para matar uma criança e 10 a 15 bagas para matar um adulto. Em doses baixas, pode causar boca seca, vermelhidão no rosto e no pescoço, febre, agitação, taquicardia, hipertensão e dor de cabeça. Sem tratamento rápido, a ingestão de beladona provoca paralisia respiratória e, por conseguinte, a morte.
Para evitar qualquer acidente relacionado com as suas plantas e flores, que são certamente muito bonitas, é melhor não as plantar no seu jardim, especialmente se tiver crianças pequenas ou animais de estimação.