Estado de Nova Iorque regista fenómeno meteorológico peculiar
Os fenómenos meteorológicos associados ao inverno, para além das suas particularidades, são sempre um espetáculo que mostra em todo o seu esplendor o poder da natureza. Fique a saber mais, aqui!
A cidade de Albany, a cerca de 250 quilómetros a Norte da cidade de Nova Iorque, é a capital e situa-se no coração do estado com o mesmo nome, tendo registado no passado domingo um fenómeno meteorológico impressionante. Uma parede de neve varreu a cidade e num espaço de segundos reduziu a visibilidade a quase zero. A Mohawk Tower, um edifício simbólico na paisagem de Albany, que pertence ao complexo da Universidade, registou o momento num timelapse.
No espaço de 10 segundos a vista da câmara mudou radicalmente, sendo possível constatar a aproximação rápida de uma tempestade de vento e neve, que se assemelhava a uma parede, e que rapidamente “inutiliza” a câmara. Esta região, no Nordeste dos Estados Unidos da América, tem sido fustigada por temperaturas baixas, mas dentro do que é normal para esta altura do ano.
Apesar das previsões meteorológicas não apontarem para precipitação nos próximos 7 dias, é expectável que o tempo frio continue já que as mínimas vão variar entre os – 10 °C e os – 14 °C, sendo que as máximas vão variar entre os 1 °C e – 8 °C. De resto, não é a primeira vez que este fenómeno acontece na região, uma vez que em 2019 já se tinha registado uma situação semelhante, também nesta altura do ano (janeiro).
Características de uma tempestade de vento e neve
Uma tempestade de vento e neve repentina, como a que afetou a cidade de Albany no passado domingo é bastante concentrada num local e acontece num período temporal muito curto. Acontecem geralmente associadas à passagem de fortes frentes frias, sendo que podem ter uma duração de, no máximo, uma hora.
Este tipo de fenómeno pode acontecer mesmo sem a presença de uma grande tempestade de inverno e, na prática, raramente produz acumulações de neve significativas. O grande perigo está associado, por lado, à rápida perda de visibilidade e, por outro, à queda significativa das temperaturas. Estes dois fatores têm um impacte significativo na mobilidade, principalmente na rodoviária, já que estradas geladas e sem visibilidade são geralmente sinónimos de acidentes graves, com vítimas mortais.
As ações que podem ser tomadas pela população aquando da ocorrência deste tipo de fenómenos passam por adiar as viagens em veículos motorizados, esperando que a situação passe. Estes tipos de avisos meteorológicos, para as tempestades de vento e neve, são de curta duração e focam-se em áreas muito específicas, quase como se fossem avisos de tornados.
Em termos de condução rodoviária, quando se é apanhado no meio de uma situação destas é importante adotar alguns comportamentos como reduzir a velocidade, acender os faróis de nevoeiro e as luzes de emergência, para além de manter uma distância de segurança da viatura que segue à frente e ter algum cuidado na utilização dos travões. Estes comportamentos podem salvar vidas!