Está pronto para descobrir a lagoa mais azul de Portugal?
Numa das regiões montanhosas mais bonitas do norte do país, vai encontrar uma lagoa com águas azuis cristalinas, ideal para conhecer em todas as estações do ano.
Esqueça Malta e Croácia. Este verão, não precisa de sair do país para conhecer algumas das lagoas mais bonitas do mundo. Porquê? Porque Portugal também tem águas cristalinas e cenários que parecem saídos das telas de cinema. Aliás, no norte do país há mesmo uma lagoa que bem podia servir de cenário para algum filme de fantasia.
Curioso? Só precisa de conduzir em direção à Serra d’Arga (no distrito de Viana do Castelo), e procurar por Lagoa da Esturranha no GPS. Em caso de dúvida, só tem de se dirigir até à freguesia de Freixieiro de Soutelo. O destino fica praticamente ao lado da estrada, junto à N305. Apostamos que não se arrependerá.
A Lagoa da Esturranha é um paraíso secreto pronto a ser descoberto por quem procura momentos de lazer, paisagens belíssimas e um refúgio fresco para os dias mais quentes de verão
Não foi por acaso, afinal, que as fotos e vídeos desta lagoa começaram recentemente a invadir as redes sociais. Este é mesmo um verdadeiro paraíso secreto que rivaliza com os famosos lagos da Croácia.
Ainda assim, e por muitos gostos que esses vídeos tenham, este destino levanta muitas questões: onde fica exatamente este segredo minhoto? Como é que se chega até lá? A água é convidativa a banhos?
Um segredo que merece ser revelado
A verdade é que nem todas as respostas o deixarão contente, admitimos. Mas, se esquecer, por momentos, que a água é fria — e que apenas os mais corajosos se atreverão a mergulhar — nada mais o impedirá de para lá viajar. E com o dia mais longo do ano a chegar, esta parece-nos mesmo uma excelente proposta para aproveitar o solstício de verão.
Águas cristalinas, locais para piqueniques, e natureza circundante. Haverá melhor combinação do que esta? Se existe, nós desconhecemos. E é mesmo essa união que a Lagoa da Esturranha oferece. Isto significa que aqui não faltarão formas de passar o dia.
Se não for grande fã de mergulhos, pode sempre optar por um passeio nas redondezas. Existem trilhos ao redor da lagoa onde poderá encontrar paisagens igualmente encantadoras, perfeitas para caminhadas relaxantes. O melhor é que poderá descobri-las com o seu animal de estimação, já que os amigos de quatro patas são aqui permitidos.
Para os mais sensíveis, sugerimos que levem sapatos próprios para andar na água, já que as pedras podem magoar os pés. E para os mais aventureiros? Preparem-se para saltar para a água com a ajuda de baloiços de corda.
Há também quem leve pranchas, boias, cadeiras e até fogareiros para preparar comida. Apesar de o local não ser vigiado e de não ter casas de banho, possui algumas mesas e bancos de pedras que podem ser utilizados pelos visitantes.
Mas, como nem tudo pode ser perfeito, deixamos já o aviso: nos dias de verão, pode ser complicado arranjar lugar para deixar o carro. Isto porque não há estacionamento, pelo que terá de deixar o carro na berma da estrada.
A parte positiva é que, depois de encontrado um espacinho para estacionar, não precisa de fazer grandes caminhadas nem de percorrer trilhos desafiantes para chegar ao local. Só tem mesmo de descer uma pequena rampa e, em menos de cinco minutos, chegará ao local.
A nossa recomendação, porém, é a de que chegue cedo. Até às 12 h será ideal para conseguir arrumar o estaminé antes de a lagoa começar a encher.
O que dizem sobre este destino?
Segredo descoberto recentemente pelos utilizadores das redes sociais, a Lagoa da Esturranha tem sido alvo de atenções.
"A tonalidade da água vai mudando durante todo o dia, consoante a posição do sol, mas é durante a tarde, por volta das 16 h, que costuma ficar com aquele azul cristalino que vemos nas fotografias", avisa a revista 'NiT'.
"É uma boa opção para famílias, já que tem zonas fundas e outras de baixa profundidade, ideais para crianças", escreveu também o site 'Versa'. Já o jornal 'Postal' afirmou que "a Lagoa da Esturranha é mais do que um destino de verão". "É um convite para explorar a natureza em todas as estações."