Esta praia portuguesa, além de bela, tem propriedades terapêuticas únicas
As praias portuguesas aparecem frequentemente em listas que distinguem as melhores zonas balneares do mundo, mas é também em Portugal que encontramos algumas das melhores praias com iodo, um oligoelemento essencial ao normal funcionamento do organismo — em especial da tiroide.
O verão continua, e, apesar da sua instabilidade, tem ainda vários dias para aproveitar uma das melhores coisas que o nosso país tem para oferecer: a praia.
Depois de Portugal continental ter estado sob aviso laranja devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, o calor extremo aliviará substancialmente já a partir desta quinta-feira, 25 de julho. Ainda assim, a partir de domingo prevê-se nova subida das temperaturas e quiçá o regresso de aguaceiros e trovoadas.
Com tanta instabilidade, o melhor será mesmo aproveitar os bons dias enquanto pode. E não haverá melhor forma de fazê-lo se não ao juntar beleza e saúde.
Não, não estamos a dizer para ir para um spa ou para algum salão de beleza com tratamentos específicos. Pelo contrário. A nossa sugestão implica um gasto financeiro pequeno, que envolve apenas a deslocação e, talvez, a compra de alguns snacks. Curioso? Ir à praia é mesmo a nossa proposta.
Com uma linha de costa extensa, o nosso país é conhecido por ter algumas das praias mais bonitas do mundo, mas existe um outro benefício que atrai muitas pessoas a certos destinos: as suas propriedades medicinais.
Devido às características únicas quer das suas águas, quer das areias ou até das lamas, algumas praias portuguesas são reconhecidas pelos benefícios que exercem na saúde, seja no alívio das dores reumáticas ou mesmo em problemas de pele.
É que passar aqui o dia será mais do que um prazer estival. É uma terapia natural para o corpo e mente. Porquê? Porque o contacto com a brisa marítima rica em iodo tem o poder de revitalizar a sua saúde.
Benefícios do iodo no corpo
Não há dúvidas de que ir à praia faz bem à alma e ao organismo, especialmente em praias com elevados teores de iodo, um oligoelemento necessário na síntese de hormonas tiroideias e em défice em cerca de 13% da população mundial.
Sabia que, desde o século XVIII, os médicos prescreviam viagens à praia ou visitas a “hospitais de banho” (clínicas especiais que ofereciam tratamentos com banhos de água do mar)?
Esta realidade é recordada pela médica fisiatra Carla Afonso e coordenadora da Unidade de Medicina Física e Reabilitação do Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, que lembra ainda, na revista ‘Visão Saúde’, que a “água do mar tem sido estudada desde a Antiguidade como um poderoso remédio natural”.
A boa influência do mar parece não ter fim. “Podemos ter benefícios nas funções respiratórias, cardíacas, circulatórias, digestivas, dermatológicas, motoras, metabólico-endócrinas, imunológicas e também psicológicas”, garante ainda o médico Pedro Cantista, presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, no mesmo meio. O próprio assegura que praticamente todos os nossos processos fisiológicos podem beneficiar do estímulo balnear marinho. “Os banhos de mar têm até um efeito antidepressivo”, sublinha.
Se o seu organismo está instável, como o tempo, uma boa solução passará por descalçar os pés, ir até à areia ou para junto da água e respirar fundo a brisa marítima.
Afinal, a inalação da brisa marítima de praias com elevados índices de iodo contribui também para o seu aporte e, consequentemente, para o bom funcionamento da tiroide.
No norte de Portugal, poderá encontrar a praia perfeita para cuidar de si.
Moledo: um refúgio natural
A Praia de Moledo, no concelho de Caminha, além de ter paisagens incríveis, é um destino onde a brisa atlântica traz elevados níveis de iodo.
Sim, estamos cientes de que este pode não ser o areal mais quente, mas é um dos mais bonitos. Não foi por acaso que, desde 1885, este destino tem vindo a tornar-se atração para banhistas e socialites.
“Há registos de um turismo construído ao redor da praia por visionários que lá chegavam, nomeadamente um empresário francês, de nome Affonso, responsável por impulsionar os canais de Suez e do Panamá, que deu os tostões que tinha para fazer deste local um pequeno paraíso aos visitantes que chegavam pela linha férrea”, explica a revista ‘Versa’.
Perto da fronteira espanhola, a 20 quilómetros de Viana do Castelo e a 97 do Porto, este refúgio costeiro é conhecida pelo areal extenso que permite vislumbrar o Forte da Ínsua, uma pequena ilha fortificada adiciona um toque histórico ao horizonte. Além disso, a praia é perfeita para banhos de sol e momentos de relaxamento.
O melhor é que o vento que aqui se faz sentir com alguma frequência é perfeito para a prática de desportos como surf e windsurf. Aliás, se for aquele tipo de banhista que não gosta de passar o dia estendido na toalha, vai gostar de saber que esta praia é rodeada pela Mata do Camarido, e excelente para fazer caminhadas no meio da natureza.
Não nos surpreende saber, portanto, que Moledo figura entre os dez destinos mais procurados em Portugal, segundo o Airbnb. A praia combina a tradição de um balneário familiar com os benefícios modernos de um ambiente naturalmente rico em iodo, tornando-se um local ideal para férias que promovem tanto o lazer quanto a saúde.