Esta leguminosa fortalece as defesas e protege o sistema imunológico, sendo um alimento recomendado por nutricionistas

O consumo regular de amendoim pode ajudar a prevenir a formação de pequenos coágulos sanguíneos e também ajuda a reduzir o colesterol LDL.

O amendoim é uma leguminosa nativa da América.
O amendoim é uma leguminosa nativa da América.

O amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma leguminosa que encontrou o seu lugar na dieta e na economia de muitas regiões, incluindo a Mixteca Poblana, área de particular importância para a sua produção. Esta cultura tem valor nutricional significativo, fornecendo vitaminas e minerais como o ferro e o cálcio. Não contém colesterol e tem 25% de proteína.

O amendoim pode ser benéfico para a saúde do coração, pois ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames ao diminuir a presença de colesterol LDL; Além disso, o consumo regular pode ajudar a prevenir a formação de pequenos coágulos sanguíneos.

Um estudo de Harvard descobriu que pessoas que comem amendoim pelo menos duas vezes por semana têm menor risco de doenças cardíacas.

Para obter os benefícios do amendoim, recomenda-se consumir 25 gramas por dia. Além disso, é importante manter uma dieta saudável, praticar exercícios, manter-se hidratado e evitar fumar.

De acordo com o Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueira (SIAP), durante os ciclos agrícolas de outono-inverno e primavera-verão de 2023, 37.518 hectares foram plantados no México, para uma produção total de 49.299 toneladas. Os estados de Sinaloa, Chiapas, Puebla, Guerrero e Oaxaca representam 84% da produção nacional.

Substâncias contidas no amendoim podem ajudar a melhorar a função arterial e prevenir a formação de gordura.
Substâncias contidas no amendoim podem ajudar a melhorar a função arterial e prevenir a formação de gordura.

Além disso, as folhas e cascas são usadas como ração para o gado, maximizando o seu uso na agricultura local e, assim, gerando uma fonte de renda para muitas famílias rurais.

Sabia que no México, 12 de janeiro é comemorado como o Dia do Maçapão Mexicano? Esta sobremesa é considerada parte das sobremesas típicas mexicanas e é feita com amendoim, uma fruta seca considerada pelos nutricionistas um alimento completo.

O site do governo mexicano detalha que esta deliciosa sobremesa é feita com amendoim moído e açúcar de confeiteiro. Esta iguaria chegou ao solo mexicano através do legado da gastronomia espanhola, embora seja feita com amêndoas, no entanto a sua origem ainda é incerta, já que muitos lugares europeus reivindicam a sua criação (começando pela Itália, especialmente a Sicília) e também foram encontradas evidências de preparações muito semelhantes na cultura egípcia e árabe, tanto que determinar a sua origem com certeza é uma tarefa muito difícil de ser alcançada.

No México o ingrediente principal desta sobremesa é o amendoim, porém a receita original que chegou ao nosso país é a da ordem Clementina (de San Clemente em Toledo), cuja base era a amêndoa.

Diz-se que as freiras desta ordem recebiam o aluguer das suas terras com cereais e alimentos e que a preparação do maçapão era a opção que encontravam para evitar que as amêndoas estragassem antes de serem consumidas, porém, hoje em dia mazapán no México é feito com amendoim.

Sabe-se que o nome “maçapão” vem da junção das palavras “maza”, que era o utensílio utilizado para triturar os grãos, e “pan”, que era o produto que se esperava obter dessa mistura.

O amendoim tem muitas propriedades, incluindo:

  • Proteína: É uma fonte concentrada de proteína.
  • Ácido fólico: Este nutriente auxilia no desenvolvimento de novas células e previne defeitos congénitos.
  • Fibra alimentar: ajuda a controlar o colesterol, os triglicerídeos e a glicose.
  • Vitamina E: Ajuda a combater os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.
  • Vitaminas do complexo B: ajudam a combater o stress.
  • Potássio: Ajuda a regular os fluidos corporais e pode ajudar a prevenir doenças reumáticas ou artrite.
  • Niacina: Também conhecida como vitamina B3, pode ajudar a diminuir o colesterol e combater doenças como diabetes, artrite ou zumbido.
  • Resveratrol: Uma substância que pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro em até 30%.
  • Gorduras saudáveis: Contêm gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são boas para o coração.
  • Minerais: É fonte de fósforo, potássio, magnésio e zinco.

O amendoim é uma leguminosa nativa da América. Pode ser consumido ao natural, torrado, salgado, temperado, cristalizado ou frito.

Este cereal é o lanche mais famoso do mundo. Existem quatro tipos básicos de amendoim, cada um dos quais difere em tamanho, cor, sabor e composição nutricional.