Esta “joia medieval” é uma das vilas “mais maravilhosas de Portugal”

Conhecida como a “Vila das Artes”, esta encantadora localidade no norte de Portugal destaca-se pela sua arquitetura antiga, natureza deslumbrante e rica oferta cultural.

Vila Nova de Cerveira
A vila é pequena, mas sem complexos de inferioridade. Foto: possotemostrar.com

A “bela vila portuguesa” e uma “joia medieval”. É desta forma que uma vila portuguesa é descrita pela imprensa espanhola, num artigo do ‘El Cronista’.

“As preferências turísticas são variadas e não se encontram apenas no território espanhol. Para os amantes da arquitetura antiga e da tranquilidade, existe em Portugal uma bela vila que fica a 50 minutos de Vigo e é conhecida como ‘a vila das artes’”, começa-se por ler.

Mas que destino será este que tanto apaixonou os espanhóis? Nada mais do que “um dos mais maravilhosos de Portugal”: a Vila Nova de Cerveira.

Uma vila única e caprichada

Sim, já sabemos que o nosso país tem inúmeras vilas e aldeias pitorescas por descobrir — e que merecem mesmo ser descobertas —, mas foi esta em particular que chamou a atenção dos nossos vizinhos.

Apelidada de “Vila das Artes”, designação que se deve ao facto de ter sido pioneira na realização das Bienais Internacionais de Arte em 1978, Vila Nova de Cerveira é casa de artistas de todo o mundo. Pelo menos, a cada dois anos, quando recebe o evento. Engane-se, porém, quem pensa que fica por aqui.

A arte não é exclusiva do evento que regressou em julho deste ano e que se mantém até dezembro”, lê-se na ‘CNN’. É que esta vila com mais de 9 mil habitantes, no distrito de Viana do Castelo, respira primor e beleza.

Esta vila minhota tem “selo de qualidade” sem precisar de o pedir.

O cardápio de atrações desta bela cidade é muito variado, embora haja claramente um maior número de propostas relacionadas com os edifícios antigos, a natureza e as ruas pitorescas que compõem o seu núcleo urbano”, nota o jornal espanhol. No fundo, este local oferece todo o tipo de atividades turísticas para todas as idades.

Não é por acaso, então, que a autarquia promove o chamado Roteiro das Artes. Com um passeio pelas ruas da vila poderá conhecer um pouco da história deste destino. Como? Ao observar instalações e esculturas artísticas, que estão distribuídas pela vila.

O que fazer?

“Saia da Pousada em direção ao Castelo, passando pela Câmara Municipal e pelo Largo do Terreiro”, sugere o site ‘Pousadas da Juventude’. “Siga pela margem do rio até chegar ao Museu da Bienal”, continua. Este é um repositório da arte contemporânea nacional e internacional das últimas três décadas, tendo um espólio com mais de 400 obras. Não foi à toa que foi considerado o “Melhor Museu Português de 2019”.

À arte junta-se a história preservada na vila — e também esta convida a passeios. Comece por conhecer a Capela da Nossa Senhora da Ajuda, o Castelo de Cerveira, o Forte de Lovelhe, o Fortim da Atalaia, ou o Solar dos Castros.

Pequena em dimensão, grande em património, visitar Vila Nova de Cerveira e arredores tem todos os ingredientes para uma escapadinha bem preenchida no Norte de Portugal.

Para o jornal ‘El Cronista’ é quase obrigatório conhecer a arquitetura local através de “imponentes edifícios medievais”, como a Fortaleza do século XIV, a muralha antiga, a Casa da Câmara, a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz ou Igreja de São Cipriano.

Vila Nova de Cerveira
Há muito para descobrir. Foto: CNN

Já no que toca à natureza, a revista ‘Versa’ sugere descobrir os encantos que “vão desde a paisagem do Miradouro do Cervo ao Roteiro pela Natureza”. Pelo caminho não podem faltar os bosques ribeirinhos e palustres, ou ainda o percurso pela Ecopista do Rio Minho, considerada a 3.ª Melhor Via Verde da Europa (European Greenway Award).

E, claro, que não se poderá esquecer de uma das melhores partes da região: a gastronomia. Não deixe de provar a gastronomia local, especialmente os pratos de peixe e frutos do mar frescos.

Nos restaurantes como o Casa das Velhas, ou o Curt'isso Taberna Bar e o La Scarpetta, encontrará certamente propostas que lhe irão agradar.

Depois do almoço, e para desmoer, poderá fazer uma caminhada ou um passeio de bicicleta pela ciclovia. “Destaca-se também o Parque de Lazer de Castelinho, um centro de diversão aquática ideal para ir com crianças”, acrescenta o meio de comunicação espanhol.