Esta “escada flutuante” é só para os corajosos. Atreve-se a subi-la?
Na Noruega, foi inaugurada um “escada flutuante”, com 40 metros de comprimento e 120 degraus, a quase 800 metros de altura. “Até faz as pernas tremerem”.
Já ouviu a expressão “tocar o céu”? A metáfora é utilizada, normalmente, para se referir a algo que chegou a um ponto de perfeição ou de excelência. Ou pode significar alcançar algo extremamente desejado, atingir um objetivo elevado ou experimentar um momento de grande felicidade e realização. Para os fãs dos Led Zeppelin, porém, a expressão só pode querer dizer uma coisa: que a “Stairway to Heaven” ['escada para o céu' — canção lançada em 1971] foi trepada.
E se lhe disséssemos que todos estes conceitos estão corretos e que até se juntaram para criar aquela que é a última novidade incrível da Noruega? Perfeição, sentimento de objetivo alcançado e escada para o céu: tudo combinado na nova escadaria “flutuante”, que promete vistas espetaculares e emoções inegáveis.
Com 40 metros de comprimento, a escada Stigull paira a 790 metros acima de um fiorde norueguês — motivo pelo qual não a aconselhamos a quem tem medo de alturas. Vista da ponte suspensa Gjølmunne, nas proximidades de Loen, parece mesmo que as pessoas estão a flutuar no ar.
Uma escada no céu
“Helge Bø é o gerente de operações da Loen Active, a empresa por trás desta e de várias atividades ao ar livre com sede nos arredores de Loen, uma vila no coração da região de Nordfjord conhecida pelas paisagens impressionantes”, lê-se no artigo publicado pela ‘CNN Travel’.
Loen Stigull tem um ângulo de 45 graus e só é acessível para aqueles que já subiram parcialmente a rota, que só termina no topo do Monte Hoven, com 1.011 metros de altura. Isto significa que, quando começar a subir a escada, já estará bem alto — o que poderá ser bastante assustador até para os mais corajosos, arriscamos dizer.
Ainda assim, tudo valerá a pena. Afinal, as vistas são mesmos incríveis — basta pensar na água azul brilhante emoldurada por montanhas e nuvens.
“Para os que conseguirem olhar ao redor, podem apreciar a espetacular paisagem do fiorde, os picos majestosos, o enorme penhasco e o desfiladeiro estreito bem ao lado”, destaca o responsável.
Assim que chegar ao topo do Monte Hoven, será recompensado não apenas com “vistas de cair o queixo”, mas também com um restaurante para comer alguma coisa enquanto descansa. Depois, só precisa de descer de teleférico. A viagem demora apenas 5 minutos.
A Via Ferrata Loen
Localizada na vila de Loen, a Via Ferrata Loen foi criada em 2013, e, desde então, tornou-se uma das principais atrações turística da Noruega. Desde 2017 que o percurso está conectado com um passeio no teleférico Slykift, que ganhou o prémio de passeio do género mais íngreme do mundo.
A rota, conhecida pelas vistas deslumbrante e pelos trilhos desafiantes, demora entre cinco a sete horas a ser concluída, dependendo do ritmo de quem a faz, e das condições climáticas. Por isso mesmo, só é possível fazê-la de maio a outubro.
Os escaladores precisam de usar um arnês de segurança, um capacete, luvas e calçado apropriado para escalada. O equipamento geralmente pode ser alugado no local.
“Subir a escada em si não é difícil, mas a exposição e a sensação de realização que se sente ao subir são imensas”, afirma o responsável.
Os visitantes podem aventurar-se na Via Ferrata com ou sem guia, dependendo do nível de experiência. Os preços para escalada com guia começam nos 148€ por pessoa. Também é possível reservar outras atividades, como caiaque, stand-up paddle ou fazer slide no Monte Hoven.