Esta cidade portuguesa está no top 3 de destinos para uma escapadinha de outono
Esta época do ano oferece uma combinação perfeita para quem deseja viajar: temperaturas agradáveis, menos multidões e preços mais acessíveis. Mas por onde começar? Conheça os destinos imperdíveis para esta estação.
Para muitos, o outono é a melhor altura do ano para viajar. Afinal, as condições atmosféricas são ainda favoráveis, há menos multidões, os preços da estadia caem em relação à época alta, assim como os valores dos bilhetes de avião.
Não há dúvidas de que, para quem partilha este pensamento, adiar uma viagem de final de verão por algumas semanas pode mesmo compensar. Mas, para onde se deve ir nesta estação?
“Além de menos multidões, não faltam produtos sazonais para experimentar e cenários fantásticos para observar à medida que as folhas das árvores vão mudando de cor. Esta é uma época repleta de novidades imperdíveis para os seus sentidos”, começam por afirmar.
Depois de analisar uma lista de 18 cidades conhecidas por serem pontos de interesse turístico no outono — através de uma "compilação de dados referentes a um conjunto de critérios de classificação" —, determinaram quais os 10 melhores destinos para conhecer nesta altura. E Lisboa ficou em terceiro lugar!
“Segundo as métricas que utilizámos para conduzir a nossa investigação, a capital portuguesa obteve uma das pontuações mais altas, tornando-a um destino de eleição para visitar nesta estação”, lê-se na publicação com a data de 18 de setembro.
Espanha também colocou três cidades no top 10, motivo pelo qual a plataforma sugere fazer uma road trip de Portugal a Espanha. “Se morar em Faro, pode chegar a Sevilha (o segundo lugar na nossa lista) em apenas duas horas — poderia ser a escapadinha perfeita neste outono.”
Lisboa é o terceiro melhor destino de Outono para conhecer em 2024
Lisboa conseguiu 98 pontos em 144 possíveis, determinando o terceiro lugar da encantadora capital de Portugal.
A empresa avaliou-as com base numa série de fatores, incluindo o custo médio do aluguer de um veículo durante uma semana, o número de hotéis económicos e a quantidade média de precipitação. As cidades receberam uma pontuação de 144 pontos, utilizada para criar a classificação.
“A vibrante capital portuguesa obteve a sua pontuação com 981 restaurantes a preços acessíveis e uma temperatura média de 18 graus no outono. Lisboa foi também o local mais barato para alugar um carro entre os cinco primeiros, com uma média de 25,19€ por semana”, lê-se na revista digital ‘Vou Sair’.
As temperaturas “amenas”, as poucas multidões, e os preços por noite em hotéis mais baixos no outono do que nos meses de verão, contribuíram também para esta conclusão.
A chuva regressou ao território de Portugal continental nesta terça-feira, 1 de outubro, devido a uma frente fria gerada por uma baixa pressão secundária — nascida no Atlântico a partir do ex-furacão Isaac — e que percorrerá o Golfo da Biscaia nas restantes horas do dia de hoje.
A precipitação de hoje, mas sobretudo de amanhã — quarta-feira, 2 de outubro — será geralmente fraca, sendo pontualmente moderada e persistente, em particular no Minho e nos locais montanhosos do Norte e Centro.
O que fazer em Lisboa?
Há tantas coisas incríveis para fazer e ver em Lisboa, incluindo uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos, Património Mundial da UNESCO, ao Castelo de São Jorge, um forte no topo de uma colina, ou ao Museu Nacional de Arte Antiga, um bonito e distinto edifício em tons de amarelo. "O museu possui a melhor coleção portuguesa de arte antiga, com peças provenientes de todas as partes do mundo."
Sugestões não faltam. A verdade é que a ‘Cidade das Sete Colinas’ orgulha-se de ter um centro histórico único, com uma arquitetura que muitos dizem ser deslumbrante. Além disso, oferece também uma vertente gastronómica especial, com 17 restaurantes com estrelas Michelin.
“Há ainda 6 restaurantes reconhecidos com a categoria Michelin ‘Bib Gourmand’, que classifica os estabelecimentos com preços mais acessíveis.”
O top 10
Como destino número um da lista surge Marraquexe, a quarta maior cidade de Marrocos, que obteve uma pontuação de 108 pontos em 144. Em segundo lugar, Sevilha, na região da Andaluzia, no sul de Espanha, que conseguiu 104.
Madrid ficou em quarto lugar, com uma pontuação de 97, apenas um ponto atrás de Lisboa. O último destino entre os cinco primeiros é Barcelona, que obteve 80 pontos em 144.
“Esta é a nossa lista das 10 melhores cidades, mas existem muitas mais pérolas para descobrir e explorar”, acrescenta o artigo. Concorda?