Esta aldeia em Mafra parece de brincar, mas guarda a história bem real de Portugal
A Aldeia Museu José Franco é uma recriação encantadora da vida rural portuguesa do século XX. Com miniaturas, oficinas e pão artesanal, oferece uma viagem inesquecível ao passado, perfeita para todas as idades.
É apaixonado por história ou pelas tradições nacionais? Ou adora passear e não pode perder uma oportunidade para fazê-lo? Seja qual for a sua motivação, há um sítio que não pode perder.
Se acha que voltar no tempo é só coisa de filmes de ficção científica, é porque ainda não visitou a Aldeia Museu José Franco, na pequena aldeia de Sobreiro, entre Mafra e Ericeira.
“Seja Aldeia Típica de José Franco, Aldeia Típica do Sobreiro ou simplesmente Aldeia Saloia, todos os nomes vão levá-lo até Sobreiro e a um cenário que parece um conto antigo. E, na verdade, até o é”, garante a revista ‘Versa’.
Parece de brincar, mas é bem real
“Quem chega pela primeira vez à Aldeia Típica de José Franco, poderá até achar que está numa qualquer aldeia portuguesa típica, com o seu moinho, oficinas e pequenas casinhas”, começamos por ler no portal ‘IOL’. “No entanto, esta zona é um marco entre as aldeias musealizadas do país.”
“Este é o universo sonhado e moldado a quatro mãos por José e Helena Franco. Uma aldeia onde poderá conhecer o espólio artístico de uma vida dedicada à olaria tradicional e de autor, bem como à cultura, usos e costumes da região Saloia”, nota o site oficial.
Tudo começou com o sonho de preservar as tradições e mostrar como viviam as gentes do campo. O resultado? Uma recriação em miniatura de uma aldeia típica, que se divide em três áreas, cheia de detalhes encantadores — da mercearia ao barbeiro, sem esquecer a escola ou a capela.
“A primeira é uma vertente musealizada, que se traduz numa réplica das antigas oficinas, lojas e dos espaços de antigamente, reproduzindo até a vida camponesa da região de Mafra. A segunda diz respeito a uma área lúdica feita a pensar nas crianças, com miniaturas de casas e habitantes de outrora e também uma reprodução da vila piscatória da Ericeira. E a terceira área, mais recente, tem um parque-infantil com alguns engenhos agrícolas para as crianças experimentarem.”
Se na primeira sala de Exposição vai encontrar peças utilitárias que José Franco moldou em 1930, com apenas 10 anos, na Aldeia Miniatura pode conhecer algumas das tradicionais profissões da região saloia, observando os respetivos ambientes de trabalho e as principais ferramentas e materiais utilizados.
E falando em taberna, uma das partes mais deliciosas da visita é provar o famoso pão com chouriço saído do forno a lenha da Padaria Saloia. Ainda tem dúvidas? Então experimente barrar uma fatia com manteiga ou encher um saquinho de broas e bolinhos que pode levar para casa. Avisamos que será impossível comer só um.
Um programa especial
A verdade é que a Aldeia Museu não é apenas um lugar para admirar; é também um espaço de aprendizagem. Com ateliers de olaria e exposições interativas, até os mais pequenos (e os graúdos curiosos) podem meter as mãos na massa — ou melhor, no barro.
Por isso, seja para uma tarde em família, um passeio romântico ou uma visita cheia de curiosidade histórica, a Aldeia Museu José Franco é uma experiência obrigatória. Venha com tempo, fome e, claro, um pouco de vontade de se perder no passado. Quem sabe não sai de lá com um pão quente numa mão e um sorriso na cara?
Não recomendamos, porém, que o faça este fim de semana. Apesar de o feriado da Imaculada Conceição poder ser a oportunidade perfeita para conhecer esta aldeia em ponto pequeno, prevê-se uma mudança drástica no tempo, com vento e frio, bem como chuva nalgumas regiões. Saiba tudo com Alfredo Graça.
A entrada na Aldeia Típica de José Franco é gratuita. Entre 1 de outubro e 30 de abril, está aberta das 9:30 às 18:30 durante a semana, e das 9:30 às 19:00 aos sábados, domingos e feriados. Quanto à Adega/Restaurante e à Loja de Cerâmica, só abrem aos sábados, domingos e feriados.