Espetáculo Etna: todos os vídeos da nova erupção
O Etna regressou ontem à noite para dar espetáculo com uma nova e intensa erupção claramente visível de grande parte do leste da Sicília.
Ontem à noite o Etna voltou novamente a dar espetáculo, com uma intensa erupção que envolveu todas as crateras da zona do cume. Durante toda a noite de ontem as fontes de lava, também graças à atmosfera límpida permitida pelo frio vento norte, eram claramente visíveis da maior parte do leste da Sicília, desde as montanhas Iblei até às ilhas Eólias.
Intensa Actividad está registrando el Volcán Monte Etna de Sicilia, #Italia. (18.01.2021). #Volcano #Erupcion #Eruption #zabedrosky
— David de Zabedrosky (@deZabedrosky) January 18, 2021
By: Vincenzo Modica . pic.twitter.com/L9zmFG1hgM
A forte atividade estromboliana produzida pela cratera sudeste do Etna, que começou ontem à noite, tornou-se uma fonte de lava nas horas seguintes. Dois braços de lava formados: o primeiro braço emergiu da cratera do Sudeste em direção ao desértico Valle del Bove, atingindo uma altura de cerca de 2.900 metros acima do nível do mar.
O segundo transbordo de lava foi detetado no lado norte da mesma cratera, e deslizou sobre áreas desérticas, novamente perto de 3000-2900 metros.
2021 kısmetlerini saçmaya başladı. Etna Yanardağı patladı. pic.twitter.com/eDxC4kg84J
— MegaStar Ajanella #Kemalist Aziz ️ (@azizd_official) January 19, 2021
Durante a atividade explosiva, como explicado pelo Observatório do Etna do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, foi relatada a queda de cinzas vulcânicas em Fleri, uma pequena cidade do município de Zafferana Etnea. De facto, a presença de ventos do N-NW a grande altitude, favoreceu uma dispersão da nuvem de cinzas em direção à costa e ao Golfo da Catânia.
Italy's mount #Etna erupted Jan,18/2021. Footage shot by photographer Gaetano Longo from Belpasso, about 14 miles from the base of the volcano, shows a huge plume of smoke rising as red lava shoots towards the sky. https://t.co/sX6PFLBcLD pic.twitter.com/iES3z452xb
— º Eliz APL º (@BlueEliz_JhuApl) January 19, 2021
A amplitude do tremor vulcânico permanece elevada, juntamente com a do tremor infrassónico. Os dados da rede Gps do Etna não mostram variações significativas. Apesar de hoje todos os fenómenos estarem confinados à zona do cume do Etna, também são visíveis de Catania e Taormina. O Ingv de Catânia descobriu também que no final de novembro a velha cratera do Sudeste engoliu literalmente a nova cratera do Sudeste. A nova cratera do sudeste era a mais ativa do sistema vulcânico do Etna, e a antiga devorou-a.