Espetaculares nuvens mammatus surgem ao pôr do sol em Shandong, China: não perca o vídeo e o porquê deste fenómeno
As nuvens mammatus, famosas pelo seu formato, foram captadas na passada sexta-feira, 19 de julho em Shandong, leste da China. O fenómeno natural, já de si deslumbrante, adquiriu contornos de maior espetacularidade por ter sido registado ao pôr do sol.
Nas imagens recolhidas pela Meteored é possível contemplar a beleza de um dos mais espetaculares fenómenos que se formam no planeta Terra: as nuvens mammatus.
Desta vez, o evento natural teve lugar em Jinan, cidade e capital da província de Shandong, situada no leste da China. Os tons alaranjados do pôr do sol conferiram um aspeto ainda mais incrível ao fenómeno meteorológico, muitas vezes precursor de grandes tempestades, embora por vezes não seja esse o caso.
De acordo com o Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial (ICA-WMO), a nuvem mammatus consiste em protuberâncias em forma de peito (daí o nome derivado da palavra latim “mamma”) que por vezes pendem de certos tipos de nuvens.
Podem ser observadas em cirrus, cirrocumulus, altocumulus, altostratus, stratocumulus e cumulonimbus. Além disto, podem ser geradas por rastos de condensação, ou seja, nuvens artificiais provocadas pela deslocação de aviões e também em nuvens de cinza vulcânica.
Particularmente notáveis são as que pendem da bigorna de um cumulonimbus, cuja formação se deve a um processo conhecido em meteorologia como convecção inversa.
Em Shandong, China, o que significou o aparecimento das nuvens mammatus no céu?
As nuvens mammatus, quando associadas a uma Cumulonimbus, são indicadoras de tempo instável e potencialmente severo. Contudo, em muitas outras ocasiões também pode ser um indicador de que a tempestade está a perder intensidade e de que está para breve a afirmação das altas pressões, com o inevitável “triunfo” da estabilidade meteorológica. Normalmente as mammatus consistem em cristais de gelo, mas também podem ser mistas ou líquidas.
De acordo com os mapas de previsão meteorológica da Meteored, as deslumbrantes nuvens mammatus captadas ontem ao pôr do sol em Jinan, província de Shandong situada na parte oriental da China, foram um claro sinal do tempo instável que se expressará sob a forma de chuva forte, trovoada e/ou granizo nos próximos dias.
A probabilidade de ocorrência de tempestades e precipitação ronda os 90% e durará pelo menos desde este sábado (20) até à próxima quarta-feira, 24 de julho.