Escute o arrepiante som do campo magnético da Terra!
O campo magnético em si não é algo que se possa ver ou ouvir. Mas, surpreendentemente, os cientistas apanharam os sinais magnéticos medidos pela missão do satélite Swarm e transformaram-nos em som. Ouça o resultado!
O escudo que cobre e protege o planeta soa realmente assustador. Assim o dizem os engenheiros da Agência Espacial Europeia (ESA) que recentemente divulgaram o áudio do som produzido pelo campo magnético do planeta Terra no seu núcleo.
O campo magnético é uma camada que não podemos ver, no entanto, é essencial para todas as formas de vida na Terra. Este revestimento no planeta funciona como uma barreira protetora contra a radiação cósmica e as partículas carregadas que são arrastadas por ventos fortes durante as tempestades solares.
Existe um tipo de tempestade chamada ejeção de massa coronal que consiste numa grande quantidade de gás eletrificado lançado a alta velocidade pelo Sol, fazendo com que as pequenas partículas viajem através das linhas do campo magnético ao longo dos pólos norte e sul.
Durante o encontro, as partículas colidem com átomos (na sua maioria) de oxigénio e azoto e parte desta energia é transformada em luz que pode variar de um tom de verde a azul, produzindo assim o efeito das auroras boreais, segundo indica a NASA.
"O nosso campo magnético é gerado, em grande parte, por um oceano de ferro líquido sobreaquecido que gira à volta e forma o núcleo exterior cerca de 3000 km abaixo dos nossos pés. Atuando como um condutor giratório num dínamo de bicicletas, cria correntes elétricas que, por sua vez, geram o nosso campo eletromagnético em constante mudança", explica a ESA.
Como foi gravado o som assustador do campo magnético?
O som emitido tanto pelo campo magnético como por uma tempestade solar foi captado pelos três satélites Swarm da ESA, que foram lançados em 2013, em conjunto com o trabalho dos cientistas da Universidade Técnica da Dinamarca.
Os satélites estão concebidos para detetar minuciosamente sinais magnéticos originados no núcleo da Terra e também no campo magnético que a cobre.
"Conseguimos acesso a um sistema de som muito interessante, constituído por mais de 30 altifalantes escavados no solo na Praça Solbjerg em Copenhaga", explicam os investigadores da ESA.
"A equipa utilizou dados dos satélites Swarm da ESA e outras fontes, e utilizou estes sinais magnéticos para manipular e controlar uma representação sónica do campo central. O projeto tem sido, sem dúvida, um exercício gratificante ao unir a arte e a ciência", explicou o músico e apoiante do projeto Klaus Nielsen, da Universidade Técnica da Dinamarca, no comunicado da ESA.
O campo magnético soou na praça Solbjerg de Copenhaga
Foi feito um convite às pessoas que estão nas redondezas de Copenhaga para visitarem o local e ouvirem o som chocante e sinistro produzido pelo campo magnético.
Os altifalantes na Praça Solbjerg em Copenhaga, Dinamarca, transmitiram o som do campo magnético da Terra entre 24 e 30 de outubro pelas 08:00, 13:00 e 19:00.