Erupção vulcânica em Iwo Jima, no Japão, pode dar origem à ilha mais jovem do planeta!
Um vulcão submarino entrou em erupção em Iwo Jima no Japão e o resultado do seu material expelido pode ser uma nova ilha, a mais jovem do planeta. A ilha pode ter 200 metros de largura.
A mais nova ilha do planeta foi gerada através da erupção de um vulcão subaquático no Japão. O caso aconteceu em Iwo Jima, uma ilha conhecida pelo combate que ocorreu entre o exército americano e o exército japonês em 1945. Aliás, o Japão mudou o nome da ilha por ter-se tornado mundialmente conhecida pela sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial, então a pedido dos próprios habitantes, a ilha passou a chamar-se Iwo To.
A pequena ilha de Iwo Jima levou este nome erroneamente depois de as tropas japonesas terem retirado os quase mil habitantes que viviam no local, isto um pouco antes da batalha acontecer. A ilha situada no Oceano Pacífico, fica a sudeste de Tóquio, cerca de 1.120 quilómetros de distância. Em teoria, Iwo Jima e Two To tem o mesmo significado – ilha de enxofre.
Com a erupção do vulcão submarino, o fumo fica no alto do céu, além disto, os jatos de lava estão a ocorrer repetidamente de forma violenta, o que tem causado um fenómeno raro, a formação de uma nova ilha, com um diâmetro de aproximadamente 200 metros. Se de facto for confirmada, será a ilha mais jovem do planeta.
Não é a primeira ilha criada por um vulcão
No Japão até tem sido comum a criação de novas ilhas através de erupções vulcânicas. A primeira vez que uma nova ilha se formou foi em 1986 quando uma nova extensão de terra apareceu em Fukutoku Okanoba, localizado ao sul de Iwo Jima ou Iwo To, em Ogasawara. A erupção atingiu uma altitude de 6 mil metros e deu origem a uma ilha no formato de uma ferradura com cerca de 1 km de diâmetro. Depois disso, uma nova e pequena ilha formou-se em 2021.
A forte erupção aconteceu em agosto de 2021, a qual saiu do vulcão subaquático Fukutoku Okanoba, algo que inclusive trouxe à tona lembranças trágicas e fantasmagóricas da 2ª Guerra Mundial, isto porque com a erupção pedaços de navios surgiram nas margens da ilha. Aliás, o número de navios chamou a atenção, cerca de 24 navios que faziam parte da guerra e foram afundados na batalha.
Depois desta forte atividade sísmica do vulcão, uma pequena ilha em forma de lua crescente formou-se através da lava endurecida, pedras-pomes e cinzas vulcânicas. Só depois da formação desta ilha é que surgiram os 24 navios naufragados e completamente destruídos, isto demorou cerca de 2 meses. Estes navios fizeram parte da sangrenta batalha de Iwo Jima em 1945.
Existem informações de que estes navios foram capturados pela Marinha dos Estados Unidos após a derrota japonesa e que foram afundados para construir uma ponte-cais para facilitar a chegada de suprimentos à ilha. Até então, a intenção das tropas americanas era criar uma base naval de forma artificial para apoiar uma base militar norte-americana antes do ataque ao Japão continental.