Equinócio de março: o que é e como ver o início da primavera?
A partir de segunda-feira, 20 de março, o Hemisfério Norte inicia oficialmente a primavera, dando adeus ao inverno. A chegada da nova estação traz consigo diversas mudanças climático-meteorológicas. Saiba mais aqui!
Na próxima segunda-feira, dia 20 de março, é o dia do equinócio da primavera às nossas latitudes, que marca o início desta estação astronómica no Hemisfério Norte. Em 2023, o equinócio de primavera ocorrerá no Hemisfério Norte às 21h25 GMT. Já no Hemisfério Sul, o equinócio de outono ocorrerá às 06h50 GMT.
É importante lembrar que as datas e horários exatos dos equinócios podem variar ligeiramente de um ano para o outro, devido à órbita da Terra em torno do Sol. Prepare-se para receber a primavera de braços abertos!
Entenda o que é, e o que nos espera na primavera de 2023
Durante a primavera, o dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração, devido ao facto de o Sol cruzar o plano do equador celeste, visto da Terra. Este é um momento marcante, originando várias mudanças meteorológicas e climáticas.
A primavera irá durar aproximadamente 92 dias até que ocorra o solstício de junho, que marcará o início do verão. A primavera meteorológica (ou climatológica) já começou no início de março e durará até maio. Um facto é que a primavera meteorológica ou climatológica já começou, e isso deve-se ao seguinte: a astronomia baseia as estações do ano na posição da Terra em relação ao Sol, enquanto a meteorologia as baseia no ciclo anual da temperatura.
De qualquer forma, após um inverno muito frio e com alguma precipitação, espera-se uma primavera com temperaturas amenas, mas continuando com a tendência para elevadas quantidades de precipitação registadas. Aliás, tal como se corrobora no modelo de previsão da Meteored, o mês de março continuará bastante pluvioso de norte a sul de Portugal continental.
Para as nossas latitudes, o equinócio da primavera é particularmente importante, pois representa o início de uma nova estação, após um período de inverno. Nesta época do ano, as temperaturas começam a subir e a vegetação começa a florescer, o que traz uma nova vida à paisagem.
Primavera: tempo de renovação da natureza e celebrações religiosas
Além disso, o equinócio da primavera tem um significado cultural importante em muitas sociedades ao redor do mundo.
Muitas tradições e rituais estão associados a esta época do ano, que geralmente celebram o renascimento e a renovação da natureza. Por esta altura, as flores voltam a colorir as paisagens, a duração do dia natural é cada vez maior e em tempos idos associava-se também a festivais de fertilidade e a celebrações da abundância.
As pessoas costumam fazer a limpeza geral das suas casas nesta altura, depois de um longo período em que o frio dificulta o arejamento das habitações.
Em Portugal, o equinócio da primavera é celebrado com vários eventos e festivais, muitos dos quais ligados à tradição religiosa católica. Em algumas regiões, é comum a realização de procissões e festas em honra de santos padroeiros, enquanto noutras é comum a realização de eventos culturais, como feiras de artesanato e gastronomia.
O equinócio de março também é conhecido pelos seus ovos simbólicos, associados à temática da fertilidade. Existe um mito antigo que afirma que, no momento exato do equinócio, é possível equilibrar um ovo sobre a sua base numa superfície plana, porque é nesse momento que o dia e a noite estão no seu equilíbrio perfeito.
Não é de descurar que este é o período de celebrar e apreciar o começo da nova estação, sendo que, ainda assim, as projeções meteorológicas fazem-nos antever que a primeira semana primaveril seja acompanhada de tempo húmido e temperaturas amenas em território nacional.